Secretaria da Educação do Estado apoia criação de núcleos municipais para a alfabetização

 
Foto: Rosilda Cruz
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia está apoiando a criação dos Núcleos Municipais de Alfabetização e Letramento (Nalfa) com o objetivo de planejar, monitorar e realizar ações para garantir a alfabetização das crianças na idade certa. Este apoio se insere no programa estadual Educar para Transformar, em colaboração com os municípios, cuja meta prioritária é alfabetizar todas as crianças da Bahia até oito anos de idade.
 
Os Núcleos são criados pelos municípios, por meio de portaria ou decreto, e contam com a participação de representantes da Secretaria Municipal, de Conselhos de Educação e professores alfabetizadores. A Secretaria da Educação do Estado da Bahia ampliará o apoio na formação de professores e no assessoramento técnico para a consolidação de políticas e estratégias educacionais que levem em conta as especificidades de cada município. 
 
“Todo o trabalho é baseado nos Planos Nacional e Municipal de Educação. Mas o diferencial é que, por meio destes núcleos, as ações se fortalecem porque são desenvolvidas em conjunto entre Estado e municípios”, afirma Nadja Amado, coordenadora do Programa de Apoio à Educação Municipal da Secretaria da Educação do Estado. 
 
A coordenadora do programa no município de Brotas de Macaúbas, a 604 km de Salvador, Gislene Leite, fala dos benefícios dos núcleos. “Essa ação vai possibilitar acompanharmos mais de perto as práticas pedagógicas dos professores. Vamos poder atuar no aprofundamento da elaboração das diretrizes curriculares, ressaltando a importância da formação continuada e o acompanhamento das turmas envolvidas no processo, que transforma métodos e amplia a visão dos alfabetizadores quanto aos direitos de aprendizagem de seus alunos”, avalia. 

Notícias Relacionadas