Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza V Workshop de Educação Científica

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza, nesta segunda e terça-feira (25 e 26/08), o V Workshop de Educação Científica, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Av. Paralela, em Salvador. A proposta do encontro é estabelecer um diálogo entre a academia e a educação básica da rede estadual de ensino, na perspectiva de abordar a formação do professor. A abertura do evento contou com a presença do secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, além de representantes das universidades estaduais e institutos de estudo da ciência, a exemplo da Academia de Ciências da Bahia (ACB) e Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz).

>> Veja aqui a programação completa

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação

Voltado para os professores da rede, o Workshop discute a importância da interdisciplinaridade na formação do educador. “Nós sempre procuramos mecanismos para capacitar o docente, otimizando o processo de ensino e de aprendizagem da ciência nas escolas. E a parceria com as universidades é fundamental para apresentarmos o que precisamos”, destaca o secretário Osvaldo Barreto.

A coordenadora geral do projeto Ciência na Escola, Shirley Costa, iniciativa da Secretaria da Educação do Estado, falou sobre a resposta dos educadores aos workshops realizados. “Em dois anos de Ciência na Escola, debatemos as diversas formas de como o professor pode atuar na sua disciplina. E a recepção tem sido ótima”, explica.

Entre os participantes do Workshop, estava o professor de química do Colégio Estadual Professora Simone Simões Neri, da cidade de Inhambupe, Edson Bragança, que destacou a importância de o professor estar atualizado com os novos métodos de ensino. “Os projetos nos dão uma nova forma de trabalhar as disciplinas nas escolas. No colégio também estão mais dois professores da área, que atuam comigo. Vamos debater os conceitos”, ressalta.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação

No evento, também foi realizado o lançamento do segundo livro do projeto, chamado “Programa Ciência na Escola: Bahia, Brasil: vida, natureza e sociedade”. “Ele traz uma abordagem interdisciplinar com temas da atualidade, voltados para o letramento científico, e dá a possibilidade de o aluno estudar por meio de métodos investigativos, exploratórios, resolvendo problemas e desvendando questões da ciência, que estão no mundo e que a gente é capaz de aprender”, destaca a professora do departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP) e coordenadora de conteúdo do livro, Sueli Ângelo Furlan.

Outras atividades – Em paralelo ao Workshop, atividades também são desenvolvidas em unidades da rede escolar. É o caso da IV Feira de Ciências e da Mostra Cultural do Colégio Polivalente de Itanhém, que acontece nesta segunda (25/8) na escola.  O objetivo é mostrar à comunidade escolar o trabalho de investigação executado pelos alunos em 2014, além de estimular nos alunos a valorização do conhecimento científico e tecnológico interdisciplinar.