Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Boletim Online
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: institucional › Notícia › Secretaria da Educação do Estado e UNEB discutem ampliação da oferta de cursos na região Oeste
Secretaria da Educação do Estado e UNEB discutem ampliação da oferta de cursos na região Oeste
Publicado em sex, 07/02/2020 - 15:19 por ASCOM / SEC
Palavras-chave:
A Secretaria da Educação do Estado está discutindo com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) a implantação de novos cursos na região Oeste. A questão foi pauta da reunião, nesta sexta-feira (7), entre o secretário Jerônimo Rodrigues e o reitor da UNEB, José Bites, com a presença do prefeito do município de Santana, Marco Aurélio dos Santos Cardoso. Estão sendo analisadas as possibilidades de ofertas na modalidade EAD; a abertura de novas turmas do pré-vestibular Universidade para Todos (UPT); e a interação com a UNEB para a oferta da Educação Profissional.
O secretário Jerônimo falou sobre os benefícios da iniciativa, inclusive no que se refere à formação docente. “Esta é uma agenda entre as prefeituras e a UNEB e intermediamos e participamos por conta do interesse nosso em duas frentes e uma delas é a formação de professores. Nós queremos muito que a rede municipal e a rede estadual ganhem sempre a oportunidade de elevar o nível da graduação dos nossos professores da rede pública. Quem quiser ter uma segunda graduação, por exemplo, nós também teremos. O prefeito Marco traz, além dessa possibilidade, uma agenda produtiva, que é a formação de profissionais na área de agrárias, já que a Agricultura Familiar lá é muito forte. Então, o reitor Bites apresentou as possibilidades de parcerias e a gente vai ver como será o apoio da Secretaria. A gente sabe da autonomia da universidade e que é uma demanda das prefeituras. Mas estamos juntos porque, se houver essa expansão da oferta em Santana e nos municípios circunvizinhos, nós queremos tentar ver a implantação de um complexo integrado, que é uma unidade com Educação Básica e a Educação Superior, tendo a Educação Profissional presente”, afirmou.
O reitor da UNEB destacou o impacto das novas ofertas no Território da Bacia do Rio Corrente. “A Bacia do Rio Corrente é um dos poucos territórios onde, efetivamente, a UNEB não está presente diretamente com curso de graduação, com campus universitário. Esta é uma discussão que a gente está construindo no sentido de efetivar a oferta de algum curso de graduação que seja importante para aquele território e que venha, realmente, atender aquela comunidade. Tiramos alguns encaminhamentos e a proposta é de uma discussão com outros municípios do entorno para que possamos consolidar isto e ver, por exemplo, a possibilidade de um consórcio para que, realmente, a proposta seja viabilizada”, afirmou José Bites.
Já o prefeito de Santana, Marco Aurélio, falou sobre as expectativas a partir de agora. “Existe uma lacuna ali no Território da Bacia do Rio Corrente com relação a oferta do ensino público superior e nós estamos buscando construir isso juntamente com os municípios, a UNEB e o Governo do Estado, através da Secretaria da Educação. O secretário Jerônimo e o reitor Bites têm demonstrado muito interesse e olhado com bons olhos. Então, este é o nosso sonho e estamos perseguindo, nesse sentido, para conquistar a instalação, quer seja de curso presencial ou EAD, mas com a presença da UNEB no Território da Bacia do Rio Corrente, ofertando o ensino público superior”, enfatizou.
O encontro contou, ainda, com as presenças do chefe de gabinete da SEC, Cézar Lisboa; do superintendente de Educação Profissional, "Ezequiel Westphal; do coordenador de projetos estratégicos da SEC, Marcius Gomes; e de Marcelo Lemos, da Secretaria de Relações Institucionais da UNEB.
Notícias Relacionadas
-
SEC abre inscrições para 699 vagas de cursos on-line de Formação Inicial e Continuada em Salvador
-
Escola Família Agrícola de Valente realiza abertura do ano letivo de 2021
-
Estudantes Pataxós celebram o Abril Indígena com projeto literário para fortalecer sua cultura e identidade
-
Profissionais da Educação começam a receber a primeira dose da vacina contra o Coronavírus
-
Estudantes da Educação Profissional da rede estadual podem requerer aproveitamento do ENEM para conclusão do Ensino Médio
-
Filmes indígenas são destaques em abril na TVE
-
Estão reabertas as inscrições para a 16ªOlimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)