Secretaria da Educação do Estado lança cadernos complementares do Gestar nesta quarta-feira

Palavras-chave:

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia lança, nesta quarta-feira (4/06), às 11h, os cadernos complementares de apoio a aprendizagem estudantil do Programa Gestar na Escola, desenvolvido pela Secretaria. O evento acontece durante o encontro de capacitação dos formadores do Gestar, no Hotel Vila Galé, em Guarajuba, e vai contar com a participação do secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, e de representantes das 33 Diretorias Regionais de Educação (Direc).

Os cadernos complementares de língua portuguesa e matemática, elaborados por especialistas do Gestar, são direcionados aos estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, e têm como objetivo apoiar as atividades dos professores e alunos em sala de aula. “Os cadernos trazem uma série de propostas didáticas que serão desenvolvidas pelos estudantes, mas sem prender os professores, deixando-os livres para explorar as competências e habilidades previstas para aquele momento do ano letivo, de acordo com o plano de curso”, explica a coordenadora do Gestar, Daday Sales.

Formação – A formação do Gestar, iniciada, no último domingo (1/6), segue até sábado (7/6), em Guarajuba, com a participação de 148 profissionais, entre coordenadores pedagógicos, supervisores pedagógicos, supervisores de curso, especialistas e formadores do Gestar de todo o Estado. A programação inclui, ainda, a realização de minicursos, workshops e discussões para o alinhamento das ações do Programa.

“Por meio da capacitação, são construídas as propostas pedagógicas e instrumentos que orientam a execução do Gestar”, conta Daday Sales. Entre os destaques da programação, está a discussão sobre avaliação complementar bimestral, realizado pelo Gestar para aferir o rendimento dos estudantes, além das palestras da professora Roxane Rojo, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sobre oralidade e letramento, e a do professor Carlos Eduardo Oliveira, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) sobre ferramentas multimídia aplicadas na educação matemática.   

Gestar – O programa Gestão da Aprendizagem Escolar (Gestar) atua no sentido de melhorar o desempenho dos estudantes do ensino fundamental II em língua portuguesa e matemática. Por meio do acompanhamento e da avaliação in loco nas escolas, realiza formação continuada dos professores, elabora e distribui material pedagógico, disponibiliza caderno de atividades complementares para o estudante e estimula o protagonismo estudantil com oficinas formativas. Em 2013, o Gestar atendeu 257 mil estudantes da segunda fase do ensino fundamental, em 798 escolas.

Notícias Relacionadas