Secretaria da Educação do Estado premia autores baianos selecionados em edital de obras de literatura infantil

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza, na segunda-feira (2/6), às 14h, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Av. Paralela, a premiação dos autores baianos selecionados no edital de obras de literatura infantil, com a presença do secretário da Educação, Osvaldo Barreto. A iniciativa, promovida em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado, selecionou 19 autores baianos e 16 títulos que apresentam ênfase na tradição cultural baiana. Cada obra selecionada será contemplada com o prêmio de R$ 10 mil.

Os livros selecionados irão compor o material de estudantes do primeiro e do segundo ano do ensino fundamental, dos municípios baianos que aderiam ao programa Pacto com Municípios pela Alfabetização, no intuito de contribuir com o processo de alfabetização das crianças.

A premiação integra as ações do Plano Estadual do Livro e Leitura, que tem como objetivo democratizar o acesso ao livro, formar mediadores de leitura e fomentar a cadeia econômica do livro, com estímulo à produção intelectual e ao desenvolvimento da economia estadual, além de contribuir para incentivar o prazer da leitura entre os jovens.

Pacto – O Pacto com Municípios pela Alfabetização, primeiro compromisso do Programa Estadual Todos pela Escola, é uma parceria do Estado com municípios baianos, em regime de colaboração, para melhorar a educação básica nas escolas públicas estaduais e municipais da Bahia. O principal objetivo é promover a alfabetização, com letramento, de todas as crianças até oito anos de idade. O Pacto com Municípios está presente em 370 municípios baianos e contempla mais de 145 mil estudantes.