Secretaria da Educação do Estado realiza pré-matrícula de estudantes da Educação Inclusiva

A Secretaria da Educação do Estado iniciou, nesta quinta-feira (29), a pré-matrícula para os estudantes com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e/ou altas habilidades/superdotação. A inscrição pode ser feita até esta sexta-feira (30), via internet, pelo Portal da Educação. No autoatendimento do site, os pais ou responsáveis legais devem preencher os campos disponíveis no sistema com as informações solicitadas. A confirmação da matrícula será realizada no dia 31 de janeiro, quando os pais deverão entregar os documentos necessários.
 
 
Fotos: Claudionor Jr
Dona Margarete da Cruz de Oliveira, mãe do estudante Joselito de Oliveira Neto, 21, do 1º ano, que possui deficiência intelectual, já garantiu a permanência do seu filho no Colégio Estadual Satélite, localizado no bairro de Piatã. A unidade trabalha com a Educação Inclusiva, por meio da qual os estudantes com deficiência estudam e convivem com os alunos sem deficiência. “Estou muito satisfeita com o colégio, pois de todas que o meu filho já passou, esta foi a que ele mais se adaptou e, também, a que eu senti mais firmeza na educação devido ao trabalho de inclusão que é realizado. Por esta razão, eu acabei de fazer a pré-matrícula dele aqui mesmo no colégio, porque apesar deste ser o primeiro ano dele na escola, nós já percebemos o seu desenvolvimento, sem falar nos professores que são muito atenciosos e dedicados”, destacou.
 
Josete Barbosa Barreto também foi pessoalmente ao Colégio Satélite para fazer a pré-matrícula, no 7º ano, do seu irmão Joede Barbosa Barreto, 53, que possui deficiência visual, auditiva e intelectual decorrentes de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) ocorrido na infância. “Ele acabou de se mudar de São Paulo para Salvador e ao pesquisar sobre escolas especiais tive ótimas referências do Colégio Satélite. Ele já veio conhecer e adorou e sei que vai ficar muito contente ao saber que eu consegui uma vaga nesta escola que possui um trabalho de inclusão diferenciado e que nos recebeu com muito carinho”, revelou, entusiasmada.
 
Documentação – Os documentos necessários para a confirmação da matrícula e que deverão ser apresentados na unidade escolar no dia 31 de janeiro são: original do Histórico Escolar; original e cópia da Cédula de Identidade ou Certidão de Registro Civil do responsável legal e do aluno; original e cópia do CPF do aluno; duas fotos 3x4 do aluno; original e cópia legível com data recente do comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU, cartão de crédito) e original e cópia da carteira de vacinação.
 
Renovação – Já a renovação da matrícula para os estudantes da rede estadual de ensino, que frequentaram regularmente o ano letivo 2018, segue até o dia 17 de dezembro nas unidades escolares ou no sistema disponível no Portal da Educação. Para o procedimento, cada unidade escolar fornece uma carta de renovação de matrícula, que deverá ser preenchida e entregue na secretaria da escola. No documento, o responsável legal do aluno deverá indicar a intenção de manter ou não o estudante na unidade escolar e, também, se deseja mudança de turno.

>> Acesse o link para renovação da matrícula dos estudantes da rede estadual ensino

Notícias Relacionadas