Secretaria da Educação do Estado vistoria obras de reforma do CETEP em Itororó

Palavras-chave:
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia vistoriou, nesta sexta-feira (27), o início das obras de reforma do Centro Territorial de Educação Profissional Médio Sudoeste (CETEP), localizado em Itororó (544 km de Salvador). Além da ampliação do espaço, o local contará com uma Fábrica-Escola da Carne do Sol, que atenderá à comunidade e servirá para as aulas práticas de cursos ofertados na unidade.
 
A requalificação do CETEP foi iniciada em dois módulos, onde todo o telhado foi retirado para ser trocado e um novo madeiramento está sendo colocado. As intervenções estruturais incluem reforma do refeitório, salas de aulas, laboratórios, banheiros, telhados, parte elétrica e a implantação de uma quadra coberta. Para isso, a Secretaria está fazendo uma avaliação do layout de todo o espaço para configurá-lo de acordo com as necessidades estruturais e pedagógicas do centro. 
 
Para a diretora do CETEP, Sirlene Pereira, a reforma permitirá um ambiente de aprendizado totalmente novo para os estudantes da região. “O CETEP possui uma área ampla e que precisa ser otimizada para atender a uma demanda dos cursos já ofertados e dos novos que irão surgir. Estamos muito contentes com a possibilidade de dar aos nossos alunos uma excelente estrutura. A implantação da Fábrica-Escola da Carne do Sol será um diferencial que vai tornar o centro ainda mais dinâmico e atrativo”, afirmou a gestora. 
 
A vistoria contou com a presença de gestores da Secretaria e do secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, que falou da importância das intervenções nas estruturas das unidades de ensino de todo o Estado, tendo em vista a ampliação da oferta da Educação Profissional. “Aqui em Itororó e, também, em Itapetinga haverá o surgimento de uma nova prática que nós estamos adotando na rede que são as Fábricas-Escolas. Já implantamos  as Fábricas-Escolas do Chocolate, em Gandu e Ilhéus, e a Escola-Fábrica do Couro, em Ipirá. Em Itapetinga, o território está discutindo qual é a melhor vertente, mas a ideia é que daqui até setembro a gente já tenha a publicação dessa iniciativa, assim como nós estamos entregando a autorização para a abertura de diversos cursos na área da Educação Profissional”, destacou Pinheiro.
 
Os gestores também dialogaram com os educadores que estavam participando da segunda edição da Jornada Pedagógica 2018, que teve como tema a discussão da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para o professor de Matemática, Edilberto Pacheco dos Santos, um dos assuntos abordados na Jornada que ele mais gostou foi a notícia da implantação da Fábrica-Escola da Carne do Sol. “A proposta da fábrica vai agregar valor ao produto e vai trazer a comunidade para dentro do CETEP, pois nada melhor do que ter no centro uma fábrica de algo que é genuinamente do nosso município, podendo trabalhar isso dentro dos nossos cursos técnicos, permitindo que nossos alunos tenham uma formação pedagógica e técnica diferenciada na região”, disse o educador. 
 
Na ocasião, a equipe visitou as instalações da Fundação Cultural Cabana da Ponte, que fica localizada próxima ao CETEP, para uma possível parceria para a implantação de um curso técnico em Teatro, que também é uma demanda dos jovens da cidade. 
 

Notícias Relacionadas