Secretaria da Educação e secretários municipais definem ações pela melhoria da qualidade da educação

A reunião de trabalho com secretários municipais de Educação, que participam do Programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, lançado pelo governador Rui Costa, teve seguimento nesta quinta-feira (30/4). O encontro, promovido pela Secretaria da Educação do Estado, acontece no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Av. Paralela. O primeiro momento foi realizado na terça-feira (28/04). O evento tem o objetivo de dialogar com os dirigentes municipais sobre as estratégias de implementação das ações do Programa.

O secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, destacou a importância das ações que reforçam o regime de colaboração entre o Estado e os municípios. “Reunimos mais de 300 prefeitos e quase 400 secretários municipais de educação, entre outros gestores, totalizando 1.500 pessoas, no lançamento do Pacto, consolidando uma forte união em torno de um projeto de educação pública. Agora, o momento é de trabalharmos para a construção efetiva desse programa”, afirmou Osvaldo Barreto.

A coordenadora de Apoio à Educação Municipal, Nadja Amado, avaliou a reunião. “Os dirigentes têm apresentado suas expectativas e encaminhado novas demandas para o fortalecimento do programa. Ouvi-los é condição fundamental para a efetivação das ações”. A coordenadora informou, ainda, qual será o próximo passo. “A Secretaria da Educação do Estado, junto com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e os secretários municipais de Educação, está articulando a organização do comitê de acompanhamento das ações do Educar para Transformar”, concluiu.

O Programa Educar para Transformar tem como objetivo reunir esforços de municípios, estudantes, professores, gestores, família e sociedade em geral em prol da melhoria contínua na qualidade da educação. O programa objetiva, ainda, alfabetizar as crianças na idade certa, até os oito anos de idade e assegurar a presença de todos os jovens e crianças nas escolas, com desempenho adequado à sua série e com sucesso na trajetória escolar.