Secretaria da Educação lança Conferência Estadual de Educação nesta segunda-feira

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia lança, nesta segunda-feira (12/08), às 15h, no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador, a Conferência Estadual de Educação (Coeed), com a presença do Secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto. O objetivo é fazer uma prévia do que vai acontecer no evento, que acontece de 9 a 11 de outubro, no Centro de Convenções do complexo Costa do Sauípe.

No lançamento, integrantes da comunidade escolar vão poder saber mais detalhes sobre a iniciativa desenvolvida pelo Fórum Estadual de Educação (FNE), sediado na Secretaria, e conhecer os principais resultados das discussões realizadas nas conferências municipais, que debateram questões relacionadas ao sistema municipal de educação, com o intuito de conduzir as temáticas de cada debate para o âmbito estadual.

“Queremos mostrar como o Estado se preparou para a realização da Conferência Estadual, e como o evento está organizado. Além disso, é necessário evidenciar os avanços que os municípios obtiveram em suas discussões. Depois de apresentar, em outubro, teremos um importante conteúdo para levar à Conferência Nacional de Educação, em 2014”, disse Nildon Pitombo, coordenador do Fórum Estadual de Educação, informando que na Bahia foram feitas mais de 300 Conferências Municipais, envolvendo diretamente 1.500 pessoas na organização e 45.000 nos debates.

Articulação – Ao todo, mais de 1600 pessoas vão participar da Conferência Estadual de Educação, entre delegados eleitos pelos municípios e territórios, delegados indicados pelos sistemas de educação, observadores e convidados, obedecendo-se aos critérios estabelecidos pelo FNE.

O tema central, desta vez, é O Plano Nacional de Educação (PNE) na Articulação do Sistema Nacional de Educação: participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração. “Queremos colocar na prática o debate sobre o regime de colaboração entre os entes e instituições, incluindo a discussão de problemas existentes e a busca de soluções”, disse Nildon Pitombo. A última Conferência Estadual foi realizada em 2009.