Secretaria da Educação promove ações de prevenção à saúde do homem no Novembro Azul

Fotos: Emerson Santos
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) realizou, nesta sexta-feira (22), na sede do órgão, em Salvador, ações de prevenção à saúde do homem para os funcionários e colaboradores que atuam na SEC. Nas mesas expositivas, técnicos do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais (Planserv) prestaram atendimento gratuito, a exemplo de aferição de pressão arterial e dicas sobre alimentação saudável. A iniciativa “Novembro Azul Sou + Homens com Saúde” é uma parceria da SEC com o Planserv e faz parte da campanha do Novembro Azul, que visa a conscientização sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata.

Os colaboradores também foram beneficiados com outros serviços, como cálculo de Índice de Massa Corpórea (IMC) e medida de circunferência abdominal, e também com distribuição de kit contendo preservativos; carteira de vacinação; folheto informativo sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs); e saquinhos contendo mix de sementes comestíveis para estimular hábitos de alimentação saudável. Além disso, os participantes receberam orientações sobre atividade física e de saúde.

A superintendente de Recursos Humanos da SEC, Rosário Muricy, destacou a importância do programa e a vinculação com temas do Novembro Azul. "A proposta da Secretaria é fortalecer, ainda mais, o vínculo entre a escola, os estudantes e os professores, fomentando o debate da prevenção e da promoção da saúde na comunidade escolar. Neste contexto, é fundamental abordar temáticas como o Novembro Azul, no âmbito do programa de Valorização à Saúde do Professor".

O técnico administrativo Marcos Sampaio, 40, também comentou sobre as ações de promoção à saúde no trabalho. “Esta campanha é muito interessante, pois sensibiliza e motiva os homens a procurar assistência médica a se preocupar mais com a saúde”, comentou o colaborador. Josevaldo Avelino dos Santos, 56, que atua no setor de serviços gerais, foi um dos beneficiados: “Aproveitei a oportunidade para saber como está a minha saúde e gostei bastante do atendimento realizado, pois foi rápido e prático”, afirmou.