Secretaria da Educação realiza workshop sobre Inovação e Empreendedorismo na Educação Profissional

Palavras-chave:
A Secretaria da Educação do Estado (SEC) iniciou, nesta sexta-feira (9), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, o workshop “Inovação, empreendedorismo: uma agenda para o currículo e o mundo do trabalho”. A atividade, que segue até este sábado (10), tem o objetivo de discutir a importância da Educação Profissional e Tecnológica, na perspectiva do empreendedorismo e da inovação, e envolve educadores, gestores e representantes de órgãos e instituições de ensino.
 
O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, destacou a importância desta agenda. “Compreendemos o lugar que nós, da Bahia, chegamos na Educação Profissional, pois caminhamos muito desde 2007 até os dias atuais, e a Bahia é um destaque. Este workshop é essencial, pois estamos com uma frente muito importante e a atividade fala disso, que é o nosso currículo. O nosso Conselho Estadual está debruçado sob o documento para dar um parecer para aprovarmos as Bases Curriculares do Estado da Bahia e a Educação Profissional também faz parte”, ressaltou.
 
O superintende de Educação Profissional e Tecnológica do Estado, Ezequiel Westphal, falou sobre este processo de diálogo. “A atividade visa a integração com os parceiros, que envolvem as instituições de ensino e de mercado, para que a discussão seja na perspectiva do mundo do trabalho e da Educação Profissional um projeto para a Bahia. O público presente é composto por pessoas que trabalham em agências e órgãos importantes como o Sistema S, institutos federais, universidades, movimentos sociais, escolas da rede estadual e da rede particular, ou seja, diferentes atores e agentes”.
 
Troca de conhecimento – Para Simone Santos Xavier, que acabou de ingressar como coordenadora pedagógica do Centro Territorial de Educação Profissional Semiárido Nordeste II (CETEP), localizado em Ribeira do Pombal, o momento é de novos aprendizados. “Recém-chegada ao Estado, vejo este encontro como uma importante experiência para o fortalecimento da Educação Profissional. O Escritório Criativo, onde trabalho, ainda atua de forma limitada e espero que a troca de experiências no workshop possa contribuir para a melhoria da nossa prática”, afirmou.
 
Já a professora do Colégio Estadual Professora Noemia Rego, localizado em Salvador, falou que os temas debatidos são estratégicos. “A abordagem do empreendedorismo relacionado à temática da inovação é muito válida. Focar nessa dinâmica em sala de aula é fundamental, ainda mais agora que estamos organizando a primeira feira de empreendedorismo do colégio”, disse a educadora. 
 
Homenagem ao Dia dos Pais
A programação do primeiro dia da atividade também contou com uma homenagem aos Dia dos Pais e do Estudante, ambos comemorados no dia 11 de agosto, quando a banda Fernão Gaivota, formada por estudantes do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Salvador (CJCC), fez uma apresentação musical de Rock Indie. Um dos integrantes é Enuk Rodrigues Dantas, pai dos estudantes Mateus e Artur Dantas (21 e 18 anos), que tocam, respectivamente, percussão e guitarra solo.
 
Enuk Dantas revelou que ficou emocionado com a homenagem dos filhos e de toda a banda. “A experiência de poder tocar na banda junto com meus filhos é uma experiência ímpar, pois ser pai no tempo de hoje, como o mundo está e poder agregar isso é um privilégio. Me sinto até mais jovem quando estou com eles e vivenciar tudo isso é muito especial”, disse, entusiasmado.
 
Seu filho Mateus Dantas falou da satisfação em tocar junto com o pai na banda. “Me sinto honrado em poder dividir os palcos com ele, que sempre nos incentivou e nos fez ouvir músicas boas desde a barriga de nossa mãe. Tudo o que somos hoje agradecemos a ele, pois a música faz parte de nossas vidas”, afirmou.
 
>> Veja as fotos e os vídeos da homenagem 
 

 

Notícias Relacionadas