Secretaria e IFBA abordam parceria para ações voltadas à Educação Profissional e Tecnológica

Palavras-chave:
A Secretaria da Educação do Estado (SEC) e o Instituto Federal da Bahia (IFBA) discutiram, nesta quinta-feira (16), uma agenda comum voltada para a Educação Profissional e Tecnológica. A proposta é unir as competências e fazer uma cooperação para o compartilhamento de conhecimentos e estruturas, além de integrar as Instituições de Ensino Superior, voltada para a formação profissional dos estudantes.
 
Fotos: Suâmi Dias Ascom/Educação
A rede estadual de Educação Profissional do Estado conta com cerca de 100 mil estudantes matriculados, em 218 unidades ofertantes, em 146 municípios de todos os Territórios de Identidade da Bahia. O secretário da Educação do Estado falou que  parcerias como esta fortalecem e qualificam a educação pública. “Estamos conseguindo criar uma agenda com as universidades e institutos federais para planejarmos juntos ações que contribuam para a melhoria da Educação, da primeira infância ao Ensino Superior. Com o IFBA temos a condição de ampliar este trabalho principalmente no interior, contando com o regime de colaboração com os municípios. Queremos ampliar a oferta de cursos e chegar aos locais aonde as instituições não chegaram ainda, compartilhando espaços, equipamentos e a ação de projetos federais. Queremos fazer um diagnóstico para efetivar esse trabalho de forma concreta, analisando o que podemos já fazer neste ano e um planejamento para os próximos três anos”, destacou o secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues.
 
O reitor do IFBA, Renato da Anunciação, falou desta articulação com a Secretaria da Educação do Estado. “Demos um passo que pode colocar a Bahia como referência em educação, melhorando a qualidade do ensino, da pesquisa, da extensão, porque as ações englobam todas essas perspectivas, de forma que possamos fortalecer a educação publica. Precisamos nos aproximar das prefeituras, porque com a melhoria da Educação Básica, temos melhores condições de qualificar o ensino técnico e superior”, ressaltou.

Notícias Relacionadas