Secretaria e SEPROMI discutem ações conjuntas focadas na Educação para as relações étnico-raciais

Palavras-chave:
Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação
Com o objetivo de discutir projetos e ações estratégicos de forma conjunta tendo como base a Educação para as relações étnico-raciais, o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, e a secretária de Promoção da Igualdade Racial, Fabya Reis, se reuniram, nesta quarta-feira (10), na sede da Secretaria da Educação do Estado. Na pauta, foram, discutidas questões como a Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que incluem no currículo oficial da rede estadual de ensino a obrigatoriedade da temática ‘História e cultura afro-brasileira e indígena’, além de temas como ‘Novembro Negro’ nas escolas, projeto Escolas Culturais, além de ações específicas para as escolas voltadas a povos e comunidade tradicionais.
 
Para o secretário Jerônimo Rodrigues, a articulação de ações conjuntas entre os dois órgãos é essencial. “Nós estamos em uma fase de revisão do currículo e de últimas contribuições e a SEPROMI trará um fechamento dessas provocações e orientações daquilo que não deve se ausentar no currículo. Este é um tema importante porque diz respeito ao conteúdo a fazer parte do processo de formações de professores, do planejamento dos coordenadores pedagógicos e que, naturalmente, vai chegar à sala de aula, tanto naquelas escolas eminentemente tradicionais como as quilombolas e as indígenas, como aquelas mistas e, inclusive, naquelas que não têm presença de estudantes tradicionais, mas que os estudantes precisam compreender e ter acesso a este conteúdo”.
 
O secretário também destacou a importância de projetos voltados para as comunidades tradicionais. “Nós vamos debruçar sobre os projetos que vêm sendo desenvolvidos a partir dessas experiências das escolas tradicionais e que nós temos que, junto com o currículo e com o que está sendo trabalhado na formação, garantir que o material didático dialogue bem com a Década Internacional Afrodescendente, mas também, para além disso, o dia a dia da vida desses estudantes que precisam ter sua etnia reconhecida e valorizada, considerando, ainda, a possibilidade de geração de trabalho e possibilidade de renda e cuidado com o ambiente onde eles moram”, salientou.
 
A Secretaria Fabya Reis ressaltou a importância desta ação conjunta entre as secretarias, para fortalecer a Educação para as relações étnico-raciais. “Temos boas expectativas de que a gente realmente faça essa cobertura da aplicação da Lei 10.639 e esse é o nosso principal desafio com aplicações e ações estruturantes com os recursos da igualdade racial e aplicação da lei e, também, o fortalecimento da agenda de trabalho através das Escolas Culturais”, ressaltou.
 
Também estiveram presentes ao encontro, o subsecretário da Educação, Danilo Souza; a superintendente de Políticas para a Educação Básica do Estado, Manuelita Brito; a coordenadora de Currículo e Desenvolvimento Humano do Estado, Jurema Brito; o diretor executivo do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (FUNCEP), Marco Aurélio, e a chefe de gabinete da SEPROMI, Maiara Oliveira.

Notícias Relacionadas