Secretaria e Universidade Estadual de Feira de Santana dialogam sobre 12ª Feira do Livro da UEFS

Palavras-chave:
Foto: Claudionor Jr. Ascom/SEC

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A participação dos estudantes e professores ligados ao Núcleo Territorial de Educação de Feira de Santana (NTE 19) na 12ª Feira do Livro - Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (FLIFS) foi pauta da reunião realizada entre representantes da Secretaria da Educação do Estado (SEC) e da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), nesta terça-feira (16), na sede do órgão estadual, em Salvador. O evento, que vai acontecer de 24 a 29 de setembro, no município de Feira de Santana (a 116 km de Salvador), conta com o apoio da SEC, levando-se em conta que se trata de uma ação que fomenta a leitura e, consequentemente, pode contribuir para o fortalecimento das aprendizagens dos estudantes.

Durante a reunião, a pró-reitora de Extensão da UEFS, Rita Brêda, destacou para o secretário Jerônimo Rodrigues a contribuição do Estado, por meio da Secretaria da Educação e do NTE 19, na realização da feira literária, ao longo das suas 12 edições. “A participação da SEC na realização da nossa feira tem sido fundamental. Esta reunião, portanto, foi importante para reafirmar a parceria e a importância de um evento desta natureza, idealizado e coordenado pela UEFS, mas que a universidade não faria sozinha. A feira afina com a posição da Secretaria no sentido de que este modelo de evento precisa ser fortalecido por conta das políticas de formação, tanto do professor como dos leitores, contribuindo para reforçar e qualificar ainda mais a necessidade de investimos em uma programação que seja voltada para o público que dela participa”, destacou a gestora da UEFS. 
 
Durante a reunião, o secretário Jerônimo também destacou a importância da Feira do Livro da UEFS e falou sobre o incentivo que a SEC vem dando aos eventos literários em todo o Estado, compreendendo que as agendas externas que contabilizam com as atividades pedagógicas são fundamentais para os diversos processos de aprendizagem. “Atividades como visitas de campo, feiras, intercâmbios facilitam para os estudantes na melhor compreensão do processo de aprendizagem. E as feiras literárias, sem dúvida, são um grande estímulo à capacidade de leitura e de interpretação e na escolha sobre o que ler, que a gente precisa elevar. E isto não é fácil nem para os alunos, nem para os professores. Então, estamos fazendo um estímulo para que essas feiras literárias possam acontecer com mais frequência e que sejam bem distribuídas em todo o Estado para que a gente possa garantir que nos Territórios de Identidade todos possam ter uma agenda liderada por um fórum de universidade, por um clube de leitura, pelas escolas das redes estadual e municipais”. 
 
Ainda no encontro, o secretário ressaltou a necessidade da união de todos para se criar espaços e fortalecer as atividades relacionadas com a leitura, a interpretação, a cultura. “Esta agenda da FLIFS é um exemplo disso. É um evento que já está em sua 12ª edição e, mais uma vez, vai acontecer de uma forma muito parceira e combinada com as escolas municipais, com a rede estadual, com artistas, cordelista, escritores, editoras e, inclusive, com a Arquidiocese de Feira, que tem uma forte participação na feira. A nossa expectativa é que a gente possa criar um ambiente nos municípios, nos territórios, em todo o Estado, fortalecendo essas agendas literárias e culturais, porque são os livros  que nos interessam. Queremos levar para a sala de aula o fortalecimento dos clubes de leitura, combinados com o movimento externo nas nossas escolas. Estamos garantindo, nesta edição da FLIFS, o papel e a relação da Secretaria e temos no nosso radar seis ou sete feiras literárias e queremos criar um fórum e trabalhar isso na dimensão estadual”.

Notícias Relacionadas