Secretaria promove formação sobre Educação de Jovens e Adultos

Com o objetivo de fortalecer a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em todo o Estado, a Secretaria da Educação do Estado iniciou, nesta terça-feira (30), uma formação com gestores e coordenadores pedagógicos das unidades escolares do Núcleo Territorial de Salvador (NTE 26) que ofertam a EJA.  A atividade, que prossegue até esta quarta-feira (31), incluindo os demais NTEs, visa garantir, também, a qualidade no atendimento de jovens e adultos nas escolas da rede estadual de ensino, que hoje conta com 121 mil estudantes matriculados.
 
Fotos: Claudionor Jr
A diretora de Educação e suas Modalidades, Tamires Souza, falou sobre as novas perspectivas para a EJA. “A ideia é compartilhar na rede experiências como a proposta de se trabalhar por temas geradores, a pedagogia de projetos e o protagonismo juvenil e adulto. Outra proposta é fazer uma chamada pública para mostrar para a população de idosos e adultos que não tem acesso e, muitas vezes, não conhecem as ofertas da EJA, para a partir daí, aumentar o atendimento e incluir esses sujeitos no sistema educacional”, explicou.
 
A vice-diretora do Colégio Estadual de Pau da Lima, Marília Fontes, falou da importância do encontro. “Este diálogo é muito importante, porque a gente troca experiências com outros colegas para melhorar a atuação dos nossos professores na EJA, pois é preciso ter um outro olhar com esse sujeito trabalhador que passou muito tempo fora da escola e que, diante das mudanças no mundo hoje, necessita voltar a estudar”, afirmou.
 
A importância da EJA para a formação de jovens e adultos também foi ressaltada pela coordenadora da Educação de Jovens e Adultos, Isadora Sampaio. “A política de EJA foi consolidada há dez anos e vem de um processo evolutivo muito qualitativo.  Desde a Semana Pedagógica que estamos tentando resgatar a EJA para deixar de ser um rótulo e, sim, uma ação efetiva para mostrar, verdadeiramente, a sua cara. Neste encontro, empoderamos as escolas dessa expertise sobre a EJA, identificando quem é esse sujeito e como trabalhar com ele”, disse.
 
Ofertas da EJA - A Educação de Jovens e Adultos (EJA) está dividida em três ofertas: Tempo de Aprender, Tempo Formativo e Tempo Juvenil. O Tempo de Aprender tem o formato semipresencial obedecendo uma lógica universitária na qual o estudante consegue montar sua grade curricular a depender da demanda de trabalho que ele tenha. O Tempo Juvenil atende a jovens de 15 a 17 anos que já estão em distorção da idade série e que não atende mais a mesma dinâmica do ensino seriado do Ensino Fundamental. Já o Tempo Formativo, a maior oferta da rede estadual, consiste na redução do tempo do Ensino Médio em dois anos para que o estudante tenha um aproveitamento em menor tempo.

Notícias Relacionadas