Secretaria promove Seminário Interterritorial da Educação Profissional em Irecê

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia promove, nesta sexta-feira (13/09), o terceiro dos nove Seminários Interterritoriais da Educação Profissional. Desta vez, o seminário será realizado no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães de Irecê, das 9h às 18 horas, abrangendo os Territórios de Identidade de Irecê, da Chapada Diamantina e Piemonte do Paraguaçu, onde significativos avanços na política pública de Educação Profissional estão sendo alcançados. Em 2007, havia nestes Territórios apenas 272 estudantes matriculados. Agora, são mais de 4.300 jovens e trabalhadores beneficiados; um incremento de 1.483% na oferta de vagas.

Abertura do Seminario realizado em Ibotirama

Nestes territórios, são ofertados quatro cursos de qualificação profissional e de 20 cursos técnicos de nível médio distribuídos em 12 municípios. Além de dados quantitativos como estes, no seminário serão apresentados avanços qualitativos alcançados após cinco anos da implantação da Educação Profissional na Bahia como uma política pública prioritária de Estado, cuja oferta já contemplam mais 64 mil estudantes, em 123 municípios de todos os 27 Territórios de Identidade.
 
A partir de discussões em grupos de trabalho, os diferentes atores sociais presentes, vão discutir demandas futuras de cursos. Na pauta, também, serão abordados temas como o acesso, permanência e conclusão dos estudantes para que tenham maiores oportunidades de emprego, trabalho e renda, em seus locais de origem.
 
Público – As duas edições anteriores, em Itapetinga e Ibotirama, reuniram mais de 500 pessoas, entre representantes da sociedade civil - coordenação dos Territórios de Identidade, associações, cooperativas, sindicatos de trabalhadores e patronais, movimentos sociais e povos e comunidades tradicionais; representantes dos poderes públicos, do Legislativo e do Judiciário e representantes do setor educacional que atuam na Educação Profissional -  Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional, unidades de ensino médio da rede estadual de ensino, institutos federais, universidades estaduais e federais.

Notícias Relacionadas