Secretaria realiza atividades em alusão ao Dia Mundial da Saúde

Palavras-chave:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A Secretaria da Educação do Estado realiza, nesta sexta-feira (7), Dia Mundial da Saúde, um seminário sobre “Saúde nas Escolas – Promovendo a Educação para a Saúde”, no auditório do Instituto Anísio Teixeira, das 9h às 12h. Com a participação de gestores e educadores, o evento vai abordar estratégias pedagógicas de promoção da saúde e de prevenção de doenças. A atividade também terá a participação de representantes da Secretaria de Saúde do Estado, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
 
A perspectiva é de que os desdobramentos sirvam de base para o desenvolvimento de projetos nas escolas, mobilizando comunidade estudantil para o combate e prevenção de doenças, como a Dengue, o Zika Vírus, a Chikungunya e a Febre Amarela, transmitidos pelo Aedes aegypti. Na oportunidade, também será lançada a Cartilha Doença Falciforme – O papel da escola, em uma parceria entre a Secretaria da Educação do Estado e a UFRB. Será lançada, ainda, a IV edição do Concurso de Vídeos Educativos Saúde na Escola e serão exibidos vídeos selecionados no concurso 2016.
 
O seminário também abordará a importância da acuidade visual nos processos de ensino e da aprendizagem e haverá a distribuição do “Kits Saúde Ocular na Escola”, composto por um banner da Escala Optométrica (Teste de Snellen) e o manual orientador para realização do teste.
 
Confira a programação
9 h - Mesa de abertura - Entrega simbólica do banner da Escala Optométrica  / Teste de Snellen às unidades escolares
10h - Mostra dos vídeos selecionados em 2016 - lançamento da IV edição do concurso de vídeos educativos Saúde na Escola
10h15 - A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2015: desafios para a Educação e Saúde
10h45 - Lançamento da Cartilha Doença Falciforme – O papel da escola – parceria SEC/UFRB
11h10 - A importância da acuidade visual (Teste de Snellen) nos processos de ensino e da aprendizagem
11h40 - Estratégias pedagógicas de promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos no contexto escolar
12h – Encerramento
 

Notícias Relacionadas