Secretarias da Educação e de Infraestrutura Hídrica discutem ações conjuntas

Foto: Geraldo Carvalho - Ascom/Educação

As ações do programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação ganham mais um reforço com o desenvolvimento de projetos entre as Secretarias Estaduais da Educação e de Infraestrutura Hídrica e Saneamento. Um encontro, nesta quarta-feira (23), entre os secretários Osvaldo Barreto, da Educação, e Cássio Peixoto, de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, marcou o início das iniciativas que visam, dentre outras coisas, a captação de águas pluvias e o uso secundário da água nas escolas.

O secretário Osvaldo Barreto diz que o estreitamento das relações entre as secretarias é parte estratégica do Educar para Transformar, que visa a formação de uma rede de parcerias pela melhoria da qualidade da educação pública na Bahia. “As questões ambientais, de um modo em geral, fazem parte do currículo das escolas da rede estadual. São vários os projetos pedagógicos desenvolvidos por estudantes e professores que tratam, especialmente, sobre a água. Agora, com esta articulação com a secretaria de Infraestrutura Hídrica, abrimos novas linhas de intervenção nas escolas para um cuidado ainda maior da água, este bem natural e de uso comum, que merece uma atenção cada vez maior de todos nós”, afirmou.

O secretário Cássio Peixoto lembrou que a Educação é prioridade do Governo da Bahia e que a SIHS também vai dar uma contribuição significava ao Programa Educar para Transformar. “Temos que pensar no alunado de uma forma macro, levando para o ambiente escolar ações de envolvimento, integração e pertencimento. As atividades propostas pela SIHS trazem esses aspectos, acrescentando a lateralidade das atividades com a Secretaria da Educação, seguindo a determinação do Governo da Bahia em proporcionar maior interação entre as áreas institucionais de modo a beneficiar ainda mais os baianos" , afirmou.