Secretarias e prefeitura de Itabuna planejam ampliação do acesso à Internet nas ecolas

Foto: Ascom/Secti

Interligar escolas públicas da cidade de Itabuna ao anel ótico, a fim de promover uma conectividade em banda larga. Esse foi o tema da reunião entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Secretaria de Educação, Prodeb e da prefeitura de Itabuna, representada pelo vice-prefeito, Wenceslau Júnior, que aconteceu nesta quarta-feira (29), na sede da SEC, no Centro Administrativo da Bahia.

O subsecretário da Educação, Aderbal Castro, falou sobre a iniciativa. “Além do envolvimento dos municípios, o Pacto pela Educação também prevê ações em articulação com as Secretarias de Estado. Este é um exemplo concreto de como estamos unindo esforços pela melhoria da qualidade da educação, pois o projeto possibilitará uma maior inclusão digital dos estudantes daquela região de Itabuna, ao ampliarmos a capacidade de conectividade das escolas com a banda larga”.

O coordenador geral de Infraestrutura de TI da Secti, Grinaldo Oliveira, explica como o projeto promoverá uma gama de serviços de educação à distância para os estabelecimentos de ensino. “O projeto está, nesta primeira etapa, cumprindo a função de projeto técnico, levantando custos, se será vantajoso ou não. A perspectiva é que, talvez, o ano letivo de 2016 esteja com as escolas trabalhando numa velocidade muito maior”, informou.

O vice-prefeito e secretário de planejamento tecnológico de Itabuna, Wenceslau Júnior, destaca a importância desse avanço tecnológico para o município. “Aqui, nós tratamos de como potencializar a cidade digital, expandindo a sua rede com o apoio da Secti e também firmando uma parceria com a SEC para oferecer internet banda larga nas escolas da rede estadual situadas no município de Itabuna. Pra nós é um esforço conjunto entre município e estado para viabilizar uma solução de internet de melhor qualidade com um custo reduzido”, concluiu.

Fonte: Ascom/Secti