Secretário debate programas com Conselho de Educação

O Secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, presidiu na segunda-feira (28) a reunião plenária do Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE-BA). Na ocasião, apresentou projetos e programas de sua pasta, destacando o papel fundamental do CEE-BA no apoio às ações da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) e enfatizando que o ano de 2013 será muito importante para a educação no Estado.

“Com o programa Todos pela Escola assumimos compromissos alinhados com o Plano Nacional da Educação, além de investimentos em recursos materiais e pedagógicos, para fortalecer o desempenho do processo de ensino e aprendizagem”, afirmou o secretário, que foi recebido pela presidente e vice-presidente do CEE-BA, Ana Maria Silva Teixeira e Sérgio Guerra, como também pelos conselheiros da instituição.

Foto: Divulgação

O secretário Osvaldo Barreto apresentou os números dos principais programas pedagógicos estruturantes do governo e discorreu sobre ações de sua pasta. Também relatou aos conselheiros do CEE-BA exemplos concretos da aplicação de ações que vêm sendo desenvolvidas junto às escolas, com vistas a uma melhor formação dos alunos. Segundo o Secretário, a Bahia vem alcançando as metas do Ministério da Educação com a melhoria em seu desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Esse crescimento, ressaltou Barreto, deve-se a projetos que vêm sendo implantados no ambiente educacional, que vão desde a construção e reforma de prédios escolares até a reorganização do sistema de gestão educacional do Estado, passando também pela construção de um banco de dados sobre o ensino na Bahia.

O Secretário se mostrou otimista sobre os futuros resultados da implantação do Sistema de Gestão Escolar (SGE), que, destacou, irá facilitar aos gestores o acompanhamento da frequência e desempenho dos alunos. “O sistema também irá gerenciar as matrículas, que poderão ser realizadas via internet. Além disso, o boletim de notas e a frequência às aulas de cada aluno ficarão disponíveis a ele e a seus pais, na rede”, revelou Osvaldo para depois garantir que um grande passo nessa direção será dado com o lançamento do novo portal da Secretaria da Educação da Bahia, já no mês de fevereiro deste ano.

Após a explanação foi aberto o debate e os conselheiros tiveram a oportunidade de fazer questionamentos acerca dos números e ações da SEC, apresentados pelo secretário. A educação básica foi um tema recorrente no debate e foram discutidas questões como as verbas destinadas a esse setor. Também foi destacada pelo Secretário a importância das diversas universidades e faculdades se envolverem mais com o ensino básico, promovendo ações construtivas e eficientes que envolvam os universitários e escolas da rede pública de ensino. “Uma faculdade pode, por exemplo, “adotar” algumas escolas em seu entorno, levando a elas projetos construídos em parceria com essas escolas. São articulações que beneficiam a escola da educação básica e também os universitários, que podem aplicar, na prática, muito do que estão aprendendo nos seus cursos superiores”, resumiu a proposta o Secretário.

Início de ano – O encontro entre o Secretário da Educação e os conselheiros do CEE-BA já é uma tradição do início de cada ano. Na oportunidade, o titular da pasta da Educação aproveita para atualizar os conselheiros sobre a atual situação da Secretaria e seus projetos. Já o Conselho Estadual de Educação da Bahia, em contrapartida, entrega à SEC, na figura de seu Secretário, um amplo relatório a respeito das atividades da instituição durante o ano anterior, com a finalidade de prestar contas à Secretaria da Educação e à comunidade a respeito de suas responsabilidades e ações.

Diante do proveitoso diálogo que se estendeu por toda a manhã da segunda-feira (28), os conselheiros pleitearam outros encontros com o Secretário e integrantes de sua equipe, durante o ano, para se ter a oportunidade de tratar de assuntos diversos ligados à educação na Bahia. “É muito importante essa relação construtiva entre a Secretaria de Educação e o Conselho Estadual, na busca por soluções que, na ponta, levem a melhorias para estudantes e educadores”, comentou a presidente do CEE-BA, Ana Maria Silva Teixeira.