Secretário Pinheiro articula parceria com a Ericsson para a Educação na Bahia

O Centro de Formação e Eventos da Secretaria da Educação do Estado, que será inaugurado nas instalações do antigo ICEIA, abrigará uma série de cursos voltados para a comunidade escolar, inclusive, nas áreas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, já está buscando parcerias estratégicas com este objetivo e, nesta terça-feira (24), participou de encontro, em São Paulo, com representantes da Ericsson, que participarão do XIX Encontro Internacional Virtual Educa, um dos maiores eventos internacionais de tecnologia aplicada à Educação da América Latina, que será realizado pela primeira vez na Bahia, de 4 a 8 de junho, no Centro de Formação e Eventos.
 
Pinheiro, enquanto senador da República, participou das tratativas para a implantação da Ericsson no Parque Tecnológico da Bahia para o desenvolvimento de projetos em Tecnologia da Informação. “Agora, abrimos com Ericsson um diálogo para participação no Virtual Educa, com a proposta de legado na área de formação. Após o Virtual Educa vamos, em parceria com a Ericsson, implantar no Centro de Formação e Eventos da Secretaria da Educação do Estado cursos de formação de profissionais e unidades de desenvolvimento integrados ao Centro de Desenvolvimento da Ericsson no Parque Tecnológico”, destacou.
 
Além da Ericsson, outras parcerias também estão sendo firmadas pela Secretaria da Educação do Estado para fortalecer o eixo pedagógico das escolas. Com a Google, a Secretaria lançou, em março deste ano, o e-Nova Educação, projeto inovador que permite o uso pedagógico de tecnologias digitais em sala de aula, integrando acesso à internet de alta velocidade com os dispositivos móveis chamados Chromebooks, contextualizando a Educação do século XXI e contribuindo para melhorar a qualidade da Educação. A iniciativa também contempla formação de professores.
 
Outra parceria já firmada pela Secretaria é com a Fundação Telefônica Vivo, por meio do projeto Inova Escola, lançado, inicialmente, no Colégio Estadual Norma Ribeiro, no bairro de Arenoso, em Salvador. O principal objetivo do ‘Inova Escola’ é o fomento à experimentação e ao desenvolvimento de novos modelos de aprendizagem apoiados por tecnologias digitais, buscando contribuir para a transformação da educação brasileira por meio da inovação educativa e estimular o desenvolvimento de competências do século XXI em estudantes e educadores, ampliando suas perspectivas de futuro.
 
“Estamos ampliando o leque de parcerias para fortalecer o programa Educar para Transformar. Todas as parcerias visam o eixo pedagógico, com cursos de duração plena, curta duração, projetos estruturantes, Ciências na Escola, bem como formação técnica. Temos, por exemplo, uma sólida parceria com o Senai/ Cimatec; com outras secretarias de Estado, pelo projeto Escolas Culturais; com o SEBRAE, com foco na formação técnica, e com a Coelba, com projetos voltados para a eficiência energética e a instalação de placas solares nas escolas”, destacou Pinheiro.

Notícias Relacionadas