Secretário Walter Pinheiro visita escolas no município de Barra

Ao integrar a comitiva do governador Rui Costa no município de Barra (a 830 km de Salvador), no Oeste da Bahia, nesta quinta-feira (29), o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, visitou os Colégios Estaduais Luiz Viana Filho, Doutor Luiz Rogério de Souza e Cristo Rei, além do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Águas. Conversando com gestores, professores, estudantes e funcionários, Pinheiro percorreu as unidades ouvindo demandas e apresentando propostas para a melhoria pedagógica e da rede física das escolas.

Pinheiro destacou falou sobre a importância deste diálogo com a comunidade escolar. “É importante conhecer as diversas realidades da Bahia e dialogar com quem conhece o chão da escola. Sempre digo que quando o governador Rui Costa chega a um município, ele vai visitar uma escola e eu vou a outras, assim a gente consegue cobrir uma maior quantidade de unidades e pode avaliar as melhorias que podem ser proporcionadas às escolas. Até porque é a comunidade escolar tem que apresentar o que precisa e nós temos que ser o suporte para que as melhorias ocorram”, destacou.

Com 687 estudantes, do Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, a diretora do Luiz Viana Filho, Maria do Rosário, exaltou as conquistas a partir da visita do secretário. “Desde a última segunda-feira já estávamos em contato com a Secretaria para sanarmos algumas demandas. Também recebemos a visita de técnicos para avaliar a rede física. A visita do secretário nos mostrou o comprometimento de realizar todas essas mudanças e acreditamos que tudo vai dar certo”, enfatizou.

Na Doutor Luiz Rogério de Souza, que conta com 590 estudantes do Ensino Médio, a diretora Lucimara Oliveira falou das propostas para um novo perfil de oferta. “Conversamos sobre o colégio oferecer novas opções aos alunos, como o Mediotec e cursos de empreendedorismo, além de atividades voltadas às artes e culturas desenvolvidas por projetos como as Escolas Culturais. É muito bom ver o secretário na nossa escola para conferir como funciona o espaço no dia a dia, e não apenas em momentos festivos”, disse.

Já na Cristo Rei, a diretora Maria Regina Carvalho reforçou o compromisso de Pinheiro e da equipe técnica da Secretaria. “Já conhecia o secretário por meio dos encontros dos Diálogos com Gestores realizados em Barreiras e sempre tivemos espaço para sermos ouvidos. A visita da equipe, que antecedeu esta passagem, foi muito gratificante, pois tivemos resposta sobre diversas demandas que foram apresentadas por nós. Ficamos felizes pela sinalização que tivemos para ofertar o noturno, já que temos uma procura alta”, contou.

Ainda no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Águas, o diretor Ezequias Santos, comemorou a visita do governador Rui Costa e do secretário Walter Pinheiro. “Muito importante essa passagem dos dois pela unidade, porque pudemos conversar sobre a ampliação de cursos na região. Com 400 estudantes nos cursos técnicos de nível médio em Meio Ambiente, Agropecuária, Análises Clínicas e Administração, esperamos futuramente estar com novas ofertas para qualificar ainda mais os profissionais da região”, salientou.

Na oportunidade, o secretário Walter Pinheiro acompanhou a agenda do governador Rui Costa, que autorizou a construção de ponte e recuperação de estradas. Também foi inaugurado o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) e entregue o Sistema Simplificado de Abastecimento das localidades de Cavalo Morto e Assentamento Vale do Boqueirão, além de ser autorizado o início de obras para implantação dos sistemas de abastecimento das localidades de Saquinho, Baixão das Galinhas, João do Mato, Viana, Fazenda Saco e Vereda.