Secretários estaduais discutem soluções para enfrentar desafios da Educação

O Conselho Nacional de Secretários de Educação e o Instituto Ayrton Senna promoveram nesta quinta-feira (05), em São Paulo, uma oficina para trabalhar o enfrentamento dos desafios educacionais. Os trabalhos foram coordenados pelo economista-chefe do IAS e professor do Insper, Ricardo Paes de Barros. A superintendente de Políticas para a Educação Básica, Manuelita Falcão Brito, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), esteve presente participando das atividades.

Foto: Marcos Suguio
Essa oficina foi desenvolvida a partir de um estudo realizado pelo IAS em parceria com a UNESCO e o Insper, considerando a análise de dados educacionais de várias fontes, entre elas o INEP e o IBGE. Além de secretários estaduais de Educação, participaram técnicos das secretarias dos estados e do Distrito Federal.

"A oficina foi muito interessante. Trouxe uma quantidade enorme de dados, apresentados de forma bem didática e adotando uma metodologia de 'simulado de tomada de decisões'. Mas ainda há muito o que explorar e refletir sobre os conteúdos, que podem ser muito úteis para o planejamento de curto e médio prazos da Secretaria", destacou a superintendente Manuelita Falcão.

A programação foi aberta com uma apresentação do professor Paes de Barros sobre a transição demográfica, o dimensionamento de turmas, escolas e a necessidade de professores. Também foram discutidas as necessidades de melhores professores e melhor infraestrutura, além da atratividade do magistério, a formação e a motivação dos professores.

À tarde, houve a apresentação pelos secretários das prioridades do seu Estado e as justificativas para essas escolhas. Uma oficina para discussão de soluções encerrou as atividades. Todo o material apresentado na oficina está disponível no site do Instituto Ayrton Senna: https://bit.ly/38astLI