Secretários municipais e gestores dialogam alinhamento da Formação Continuada Territorial

Palavras-chave:
Secretários Municipais e técnicos da educação dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) dos Territórios do Sisal (NTE 04), Extremo Sul (NTE07), Vale do Jiquiriçá (NTE09) e do Médio Rio de Contas (NTE 22) participaram nesta sexta-feira (4) do Encontro de Alinhamento da Formação Continuada Territorial. Durante o encontro virtual foi discutido a participação dos coordenadores pedagógicos, gestores escolares e das equipes técnicas dos territórios nas atividades formativas e as avaliações da formação.  
 
A diretora geral do Instituto Anísio Teixeira (IAT), Cybele Amado de Oliveira, pontuou sobre os ajustes e a importância das avaliações dos encontros da formação, além de afirmar o apoio do IAT para as equipes. “O tempo aqui conosco nesse processo de avaliação de acompanhamento e dos avanços das nossas atividades é de extrema importância, é para trazer tudo que podemos agregar. Gostaria de dizer a todos que nós estamos aqui com toda força ao lado de vocês sempre para o que for necessário”, contou. Além da diretora geral do IAT, a diretora pedagógica, Diana Melo e a coordenadora de formação, Michele Cruz, também estiveram no encontro e apresentaram o desenho pedagógico e os objetivos da Formação Continuada. 
 
Para Andrea Ioná, da equipe técnica do NTE09, a formação continuada mesmo que a distância, devido a pandemia, tem sido importante para fortalecer os laços e destacou a importância dos trabalhos que podem ser feitos pelas secretarias municipais. “Não podemos perder os nossos estudantes. Nosso maior desafio é que os secretários façam o que é possível para manter a escola viva e acolhedora, dando também atenção para os professores, porque sem eles não conseguiremos”, explicou. 
 
Assim como Andrea, Maria Dias Assunção diretora do NTE07, também trouxe como destaque o olhar para os estudantes.  “As nossas preocupações são com os nossos estudantes que estão fora da sala de aula, estamos tentando não perder esse vínculo, precisamos cada dia mais fortalecer isso. Gostaria de parabenizar o IAT pelo trabalho e dizer que a formação é um momento muito importante e tem sido uma experiência de muito aprendizado”, destacou. 
 
Durante sua apresentação a secretária de educação do município de Amargosa, Márcia Batista, relatou como as atividades da formação continuada tem motivado nas práticas da sua cidade. “Isso tem nos motivado, mesmo diante do momento atípico em que estamos vivendo, a buscar outras formas de dar continuidade ao plano de formação. Isso tem sido exitoso e inspirador. Apesar do distanciamento social sentimos que estamos perto, monitorados e acompanhados e apoiados” descreveu. 
 
Falando sobre o apoio, a secretária de Maracás, Adineide de Noavais,  também expôs a sua visão sobre os trabalhos que a SEC e o IAT têm desenvolvido para auxiliar as escolas através da formação continuada. “Nós estamos vendo o empenho da secretaria estadual, junto com o IAT que tem sistematizado a formação junto com os municípios e nós agrademos. A formação tem sido de uma produtividade muito grande e os debates e temas tem sido enriquecedor” completou. 
 
Sobre os comentários dos participantes a técnica do NTE22, Thaisa de Farias, agradeceu a participação e dedicação de todos durante os encontros da formação. “ A gente tem buscado se reinventar, e que bom que temos o IAT como parceiro nesse momento tão difícil e inusitado, com isso a gente consegue somar e unir forças para continuar”. Completando a fala de Thaisa, o técnico do NTE04, Gleidson Silva, destacou a importância do regime colaboração da formação continuada. “Os municípios têm tido essa possiblidade de traçar parcerias para formação continuada e o IAT hoje é o nosso grande parceiro em propor essas ações de formação continuada e manter esses processos educativos tanto na rede municipal, quanto na estadual”, finalizou.
 

Notícias Relacionadas