Seminário nacional sobre Educação homenageia os 120 anos do educador Anísio Teixeira

Palavras-chave:
Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/Educação
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) participou, nesta terça-feira (10), no auditório da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), em Salvador, da abertura do III Seminário Nacional Educação é da Nossa Conta, que segue até esta quarta-feira (11). O evento, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE) em parceria com o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM), homenageia os 120 anos do educador Anísio Teixeira como reconhecimento da sua contribuição pela educação pública no Brasil. O seminário relaciona-se às atividades do projeto “2020: ano Anísio Teixeira”, desenvolvido pela SEC para reverenciar o legado e a memória deste, que é considerado um dos maiores educadores de todos os tempos.
 
O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, falou sobre a importância do seminário e destacou que Anísio Teixeira sempre foi um homem à frente do seu tempo. “Neste ano de 2020, Anísio Teixeira completaria 120 anos e ele era muito conhecido fora do país. Foi ele quem constituiu dois grandes movimentos para a gente. O primeiro foi a Educação em Tempo Integral e integrada a diversas áreas. Ele defendeu e apresentou um programa que os estudantes aprenderiam mais se permanecessem um tempo a mais na escola. E a outra inovação dele, que a gente tanto usa até hoje, é o regime de colaboração, pois não se faz educação de qualidade em nenhum país se não tivermos a aproximação da União, do Estado, dos municípios e da sociedade”, destacou.
 
O presidente do TCE, Gildásio Penedo Filho, enfatizou que a pauta da Educação é essencial e, por isso, foi escolhida para ser debatida por participantes de várias partes do país. “Em dois dias realizaremos palestras importantes, atraindo olhares de todo o Brasil. As representações que se fazem presente denotam a importância que ganha este evento sobretudo pela importância da causa, que é a Educação. Há uma necessidade de reforçarmos a política pública do setor educacional, pois a Educação só se fará presente e efetiva com a participação de todos os atores”, afirmou. 
 
Programação
A programação do evento inclui três mesas de debates: a primeira tem como tema ao “Financiamento da Educação e o Novo Pacto Federativo”, a segunda discute “A ausência do Sistema Nacional e Estadual de Educação e os impactos na articulação entre os sistemas de ensino” e a terceira dedica-se a questões sobre o “Regime de Colaboração e o Sistema Nacional de Educação”. Serão também oferecidos três minicursos voltados ao planejamento público e às ferramentas de gestão desenvolvidas pelos Tribunais de Contas baianos: o Índice de Performance da Educação nos Municípios (IPEM) e o aplicativo “Na Ponta do Lápis”.
 
Exposição
Em paralelo ao seminário, a SEC está realizando, no espaço Josaphat Marinho, localizado na ALBA, uma exposição de 23 obras de arte dos estudantes da rede estadual de ensino, de diferentes Territórios de Identidade, que participam das experiências criativas no projeto Artes Visuais Estudantis (AVE). A mostra, que revela as representações artísticas do universo feminino nas percepções estudantis, segue para apreciação até o dia 13 de março. 
 
O empresário Jasonildo Aquino, que reside em Terra Nova, disse que ficou encantado com a qualidade das obras dos estudantes. “São quadros que mostram o quanto os estudantes da rede estadual de ensino, principalmente das escolas do interior do Estado, são talentosos. Eles traduzem muita sensibilidade e criatividade em seus quadros e, por isso, fiquei impressionado com as técnicas das pinturas”, comentou. 
 

Notícias Relacionadas