Servidores comemoram os 126 anos da Secretaria da Educação do Estado

Palavras-chave:
Foto: Josenildo Almeida ASCOM/ SEC BA
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) realizou, nesta segunda-feira (16), um ato simbólico em comemoração aos 126 anos do órgão público. Com a participação de gestores e servidores da instituição, o momento foi marcado por histórias ligadas à trajetória da Secretaria, além da apresentação musical da servidora Noélia Marcelina, que cantou clássicos da MPB.
 
O subsecretário da Educação do Estado, Danilo Souza, que representou o secretário Jerônimo Rodrigues, destacou o compromisso da gestão com a melhoria da educação no Estado. "Ao celebrarmos a marca de 126 anos, podemos comemorar também as políticas públicas que o governo do Estado vem adotando em termos de ensino e aprendizagem. São projetos voltados à ciência, ao esporte, à cultura e às artes, além de reestruturação da rede física com a modernização, as novas escolas e a construção dos Complexos Poliesportivos Educacionais, assim como o fortalecimento da Educação de Tempo Integral e Profissional; a formação continuada dos educadores; e o estreitamento com o Ensino Superior e o regime de colaboração com dos municípios. Tudo isso com o foco principal da melhoria da aprendizagem para os nossos estudantes".
 
De acordo com a superintendente de Recursos Humanos da SEC, Rosário Muricy, a data homenageia as pessoas que possuem a missão de levar educação para todo o Estado. “Foi um evento pequeno, cumprindo todos os protocolos sanitários, com distanciamento social e uso de máscaras, mas não poderíamos deixar de comemorar. O momento simbólico é uma forma de homenagearmos todos os servidores que passaram por aqui e fizeram o melhor para concretizar uma educação pública estruturada em todo Estado. Neste ano, o abraço foi de longe, mas espero que nos 127 anos da Secretaria possamos comemorar de perto”. 
 
Servidora há 23 anos, Noélia Marcelina ressaltou a importância daqueles que estão nos bastidores da Educação. "Para as políticas públicas se concretizarem nas escolas se faz necessário termos uma equipe dedicada, como a nossa”.
 
As atividades da Secretaria foram iniciadas através da Lei n° 115, de 16.08.1895 - com a criação da Secretaria do Interior, Justiça e Instrução Pública. Na época, a pasta era a responsável pelo setor da Educação. Em 1938, o nome do órgão passou a ser Secretaria de Educação e Saúde, sendo substituído em 1967 para Secretaria da Educação e Cultura. Com a Lei n° 7.028 de 31.02.1997, a estrutura organizacional da administração pública estadual foi reorganizada e, no mesmo ano, foi aprovado o regimento da pasta voltada somente para a Educação.

Notícias Relacionadas