TCE/BA lança revista em quadrinhos visando estimular o controle social

Palavras-chave:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) lançou a revista em quadrinhos Você no Controle. O gibi, que tem como público-alvo a sociedade em geral, cumpre a função de promover a aproximação entre a Casa de Controle e os cidadãos. O impresso faz parte da lista de produtos lançados nas comemorações do centenário do TCE/BA. Elaborada pela Bamboo Editora, a revista em quadrinhos Você no Controle narra os principais fatos que marcaram os 100 anos do TCE/BA, traçando uma linha do tempo com a história do País.
 
Com ilustrações do artista gráfico Gentil e roteiro do jornalista Chico Castro Júnior, o gibi descreve, de forma didática, a trajetória de 100 anos da Corte de Contas com uma linguagem leve e ágil, com o propósito de orientar o público sobre o papel da instituição e levar noções de cidadania. O impresso será distribuído nas bibliotecas públicas dos 417 municípios do estado e nas instituições de ensino das redes pública e privada. A intenção é estimular o controle social e incentivar a comunidade estudantil a auxiliar os órgãos de controle na fiscalização dos recursos públicos aplicados pelos gestores.
 
 
Com a intenção de atingir o público infanto-juvenil na formação consciente dos seus direitos e deveres, nas reuniões com estudantes e professores da rede pública de ensino, serão distribuídos exemplares no Ouvidoria vai à Escola, projeto em parceria com a Ouvidoria da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. A ação visa estimular o controle social, fortalecer o exercício da cidadania, além de promover o envolvimento e a aproximação do Tribunal com o cidadão.
 
Na avaliação do presidente do TCE/BA, conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, o lançamento do gibi coincide com o momento em que a instituição de controle dá um salto de qualidade ao alinhar as suas atribuições ao caráter pedagógico na qualificação de gestores e melhoria da administração pública. “Eu aprendi muito na minha vida com a forma lúdica dos quadrinhos. Nada mais oportuno do que contar a história do TCE/BA e divulgar a sua missão numa linguagem que alcança todos os públicos. O material apresentado é comparável às melhores editoras de histórias em quadrinhos, como a Marvel e a D.C. Comics, e as cores, a qualidade gráfica e dos desenhos, mostram o esmero com que o trabalho foi elaborado”, ressaltou o presidente do TCE/BA.
 
Criado em 1915, durante o governo de J.J Seabra, quando ocorreu a reforma da Constituição da Bahia, o Tribunal procura mostrar a importância do controle externo dos gastos do dinheiro público sendo feitos de acordo com as leis e a disseminação de projetos para se aproximar cada vez mais da sociedade. A publicação revela que, na Bahia, o embrião do moderno Tribunal de Contas foi formado em 1891, com a promulgação da primeira Constituição Estadual, que estabelece o Tribunal Administrativo de Contas e Conflitos.
 
Em seu primeiro ano, o TCE/BA tinha cinco membros vitalícios que eram chamados de ministros. Todos eram escolhidos pelo governador da Bahia. A partir de 1935, o Tribunal ganhou mais dois conselheiros, passando a funcionar com sete. E é assim até hoje.
 
Com a leitura dos quadrinhos, o leitor vai tomar conhecimento da existência de uma ouvidoria para receber as denúncias dos cidadãos, o que permite que a população exerça o controle social.
 
Fonte: Ascom/TCE-BA

Notícias Relacionadas