Telecentro auxilia professores a conduzir situações que envolvam uso de drogas

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia e a Universidade Federal da Bahia (Ufba) lançaram, oficialmente, nesta quinta-feira (09/05), a Central de Orientações e Referências em Atenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas (TeleCorad) para atendimento gratuito aos professores da rede estadual, dando-lhes suporte na condução de situações relacionadas ao uso de drogas.  A solenidade aconteceu na Faculdade de Medicina da Ufba, no Terreiro de Jesus – Pelourinho, onde funciona a central. Encaminhamentos aos serviços de saúde, assistência social e assistência jurídica também são realizados pelo TeleCorad, que atende pelo telefone 0800-075-5547.

O telecentro integra o projeto Prevenção do Uso Abusivo de Drogas em Ambientes Escolares do Estado da Bahia, uma iniciativa pioneira, lançada em agosto de 2012, que conta com a experiência da Aliança de Redução de Danos Fátima Cavalcanti, serviço de extensão do Departamento de Saúde da Família da Faculdade de Medicina da Ufba. A expectativa é de que, em quatro anos, se conheça os subsídios necessários à construção de uma política pública para enfrentamento do consumo de substâncias psicoativas nas escolas baianas.

 

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação

Para o subsecretário da Educação do Estado da Bahia, Aderbal Castro, esta nova etapa “é importante para o projeto, pois dá condição aos gestores escolares, que já passaram por orientação e capacitação anteriores, de tirar as dúvidas que surgirem de acordo com as ocorrências na escola”. Ainda segundo Aderbal, “a ligação pode ajudar o educador num momento de ansiedade ou insegurança para lidar com a situação de risco.”    

O coordenador do projeto, Dr. Tarcízio Andrade, da Faculdade de Medicina da Ufba, explica que o telecentro funciona com técnicos treinados pela Ufba e atende de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Segundo o coordenador, o objetivo final do projeto é estabelecer em cada escola um núcleo de apoio e atenção de combate ao uso de drogas, que prestará um serviço permanente para lidar com estas questões.

“Além de estar realizando esta orientação sobre situações e dúvidas dos educadores, também teremos um sistema com o cadastro de uma rede de serviços que poderemos encaminhá-los, caso seja necessário. Como, por exemplo, uma situação de gravidez de uma estudante”, explica o coordenador.

A professora Olga de Santana Galo, coordenadora pedagógica da Escola Estadual Professor Carlos Alberto Cerqueira, no bairro de São Caetano, em Salvador,  destaca a importância da central, como uma ferramenta a mais para o professor. “Com o projeto, temos a possibilidade de empregar outro olhar quando tratamos de estudantes nesta situção. É a chance de ajudar jovens que podem ter um futuro brilhante, mas, por algum motivo, seguiram momentaneamente outro caminho”, afirma.

Já Aldemir Alves do Santos, vice-diretor do Colégio Manuel Devoto, no Rio Vermelho, ressalta que o projeto deve contribuir não apenas nas escolas, mas também nas comunidades. “Infelizmente, na nossa região existe um alto índice de usuários, e como educadores, não tínhamos esse preparo. Agora, temos essa ajuda para que possamos aprender mais, podendo colocar em prática as orientações que nos sejam passadas, e não apenas ficarmos num simples bate-papo”, conclui.

 

Notícias Relacionadas