Topa recebe prêmio Darcy Ribeiro na quarta-feira

O governador Jaques Wagner recebe na quarta-feira (26/10) o Prêmio Darcy Ribeiro, em reconhecimento aos feitos do programa Todos pela Alfabetização (Topa). Concedido anualmente pela Comissão de Educação e Cultura e a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, o prêmio reconhece instituições ou entidades cujos trabalhos ou ações merecem destaque na defesa e promoção da Educação no Brasil.

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, que também participa da solenidade, em Brasília destacou que “o Topa está contribuindo com a realidade de milhares de baianos, garantindo inclusão social com educação". Osvaldo Barreto ressalta a dimensão do programa, que chega a quase todos os municípios baianos e já atendeu mais de 800 mil pessoas.

O Topa foi escolhido dentre 20 indicações apresentadas pelos parlamentares. O programa foi indicado para premiação pelo senador Walter Pinheiro. Os ganhadores serão premiados com medalha e diploma de menção honrosa. O Prêmio Darcy Ribeiro de Educação é concedido anualmente desde o ano 2000. Além do Topa, foram selecionados a Escola Sesc de Ensino Médio, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, e o Instituto Guga Kuerten, em Santa Catarina.

Para a coordenadora do Topa, Elenir Alves, o prêmio reconhece o esforço que o governo tem feito, colocando na ordem do dia o compromisso de alfabetizar adultos e idosos. “O Topa está presente em quase todos os municípios baianos e também é um programa que se destaca pela sua mobilização social. Contamos com a participação de 675 entidades dos movimentos sociais e a colaboração das prefeituras”.

Conheça o site do Topa

Inclusão social - O Topa foi criado em 2007 para reduzir o índice de analfabetismo na Bahia. Até 2011, o programa já atendeu a 841 mil pessoas e está presente em 407 municípios. Ele traz, na sua concepção, a garantia do direito à alfabetização dos baianos. Para isso, a Secretaria da Educação firmou parceria com as prefeituras municipais e entidades de movimentos sociais e sindicais, além de universidades públicas e privadas.

As turmas de alfabetização estão presentes em todos os Territórios de Identidade, ocupando espaços em escolas estaduais e municipais, igrejas, sindicatos, associações comunitárias, colônias de pescadores, comunidades quilombolas, ciganas e indígenas, terreiros de culto afro, presídios e até residências de alfabetizadores, configurando, assim, uma rede colaborativa de alfabetização.

O Topa desenvolve, junto a cada turma uma proposta pedagógica que valoriza a experiência de vida e os conhecimentos dos alfabetizandos, possibilitando o acesso à leitura e à escrita a partir do seu lugar social. Após a conclusão, os alfabetizados são certificados e incentivados a continuar a escolarização na modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA.