O que são drogas?

O que são drogas?

Na história das civilizações, há vários registros relacionados ao uso de drogas. Na pré-história, o homem já utilizava plantas e algumas substâncias de origem animal para a alteração da consciência, para alcançar a transcendência nos rituais religiosos e na busca de seu bem-estar físico e psíquico.

Na contemporaneidade, os usos das substâncias psicoativas (SPA) ganharam novos significados, assumindo uma preocupação central no debate público. Para uma melhor compreensão desse fenômeno é necessário levar em consideração a droga, a pessoa que dela faz uso e o contexto em que essa pessoa está inserida.

Qual a definição científica de Substância Psicoativa (droga)?
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), droga é qualquer substância não produzida pelo organismo que pode atuar sobre o Sistema Nervoso Central (SNC) provocando alterações no seu funcionamento. Essas alterações podem variar de um estímulo leve, como o provocado por uma xícara de café, aos mais intensos, com a mudança na percepção de tempo, de espaço ou do próprio corpo, provocados pelas drogas alucinógenas.

As drogas são classificadas em depressoras, estimulantes e perturbadoras, de acordo com a sua ação no Sistema Nervoso Central (SNC):

  • Depressoras
  • Estimulantes
  • Pertubadoras

As drogas também são classificadas de acordo com a sua legalidade, em lícitas e ilícitas.

  • As drogas lícitas são aquelas cuja lei permite seu comércio e consumo, como é o caso do álcool, do tabaco e dos medicamentos.
  • As drogas ilícitas são aquelas que têm seu comércio e consumo proibidos por lei, a exemplo da maconha, da cocaína e do crack.


 

Entre as pessoas que usam drogas, quantas vão se tornar dependentes?
A grande maioria das pessoas faz uso ocasional de alguma droga, sem que isso represente um problema. Dentre as pessoas que experimentam drogas, apenas uma pequena parcela vai se tornar dependente.

Tipos de usuários de drogas:

  • Experimentador – aquela pessoa que entra em contato com uma substância psicoativa e não faz mais uso; trata-se de um episódio isolado.
  • Usuário Ocasional – aquela pessoa que utiliza uma ou várias substâncias psicoativas de modo esporádico, sem que isso provoque alterações nas suas relações afetivas, sociais e profissionais.
  • Usuário Habitual – aquela pessoa que faz uso frequente, ainda que controlado, de uma ou mais substância psicoativa e já apresenta sinais de alterações nas relações afetivas, sociais e profissionais.
  • Usuário Dependente – aquela pessoa com uma relação muito estreita com uma ou mais substância psicoativa; que não tem controle sobre o seu consumo e por apresenta rupturas significativas nas suas relações afetivas, sociais e profissionais e precisa de tratamento especializado. Ela procura a substância não apenas pelo prazer que esta lhe proporciona, mas também para evitar desconfortos provenientes de sua privação.

Alguns conceitos relacionados ao uso de drogas:

  • Síndrome de Abstinência – conjunto de alterações fisiológicas, mentais e psíquicas numa pessoa dependente quando ocorre a suspensão brusca do consumo da droga.
  • Tolerância – doses maiores de uma determinada substância são necessárias para alcançar efeitos antes produzidos por doses menores.


 

 

Notícias Relacionadas