Escola Parque sedia Encontro Nacional de Mulheres Camponesas

Palavras-chave:

Fotos: Luiz Carrera
Com o tema “Abastecer, lutar, construir o projeto popular!”, o IV Encontro Nacional das Mulheres Camponesas reúne mais de mil mulheres de 19 estados brasileiros, além de participantes internacionais, na Escola Parque, no bairro da Caixa D’Água, em Salvador. A programação, iniciada na última terça-feira (3), encerra nesta sexta (dia 6), com debates, atividades culturais e uma feira camponesa que celebra a diversidade e a força da Agricultura Familiar. O evento tem como foco a valorização do papel das mulheres na produção de alimentos e aborda temáticas como Educação do Campo, Agroecologia, políticas públicas no trabalho territorial, soberania alimentar e combate à fome.

A secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, participou do evento na manhã desta sexta e destacou a relevância do encontro como espaço de debate e construção coletiva. Em sua fala, enfatizou a visibilidade dada às mulheres do campo, responsáveis pela produção de alimentos que abastecem as mesas dos brasileiros. “A nossa equipe da Secretaria da Educação esteve aqui acompanhando as atividades e as pautas da Educação do Campo. É muito importante recebermos este encontro, especialmente nesta unidade escolar, que conta a história da Educação do Brasil. Um evento que celebra a diversidade e a força da Agricultura Familiar, presente nas unidades escolares de toda a Bahia”.

Organizado pelo Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), o evento conta com o apoio da Secretaria da Educação da Bahia. A Escola Parque, anfitriã do encontro, é uma unidade histórica, idealizada e inaugurada em 1950, por Anísio Teixeira (1900-1971), patrono da Educação da Bahia, e pioneira na proposta da Educação Integral no Brasil. Para a diretora da unidade, professora Mônica Bonfim, acolher as mulheres do campo é uma oportunidade única de aprendizado e troca. “Esta é uma agenda desafiadora, que destaca o empoderamento feminino e seu trabalho no campo. Inclusive, porque é no chão da escola que conseguimos fortalecer a Agricultura Familiar”, afirmou.

A feira camponesa, parte da programação, foi um dos grandes destaques do encontro, evidenciando a riqueza cultural e produtiva das mulheres camponesas. O evento também reforçou a importância de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da Agricultura Familiar e da soberania alimentar. A realização na Escola Parque, espaço que simboliza a inovação educacional no Brasil, sublinhou o compromisso com a formação integral e o diálogo entre o campo e a cidade, fundamentais para a construção de um projeto popular para o país.

Notícias Relacionadas