Escolas da rede estadual realizam atividades em alusão ao Setembro Amarelo e Setembro Verde

Palavras-chave:

Fotos: Divulgação

A Secretaria da Educação do Estado (SEC), por meio do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor (PASVAP), programou um conjunto de atividades alusivas ao Setembro Amarelo, nas escolas da rede estadual de ensino de Salvador e do interior baiano. A campanha visa a mobilização global sobre a prevenção do suicídio e a disseminação de informações sobre saúde mental e identificação de sinais de alerta, abordando a importância de buscar ajuda quando necessário. A iniciativa tem o intuito de estabelecer estratégias de apoio e acompanhamento junto à comunidade escolar.

 

As oficinas sobre a temática do Setembro Amarelo já foram iniciadas em escolas da rede estadual. Nesta quinta-feira (5), às 10h, foi a vez de professores, gestores e servidores do Colégio Estadual Thales de Azevedo, localizado no bairro do Costa Azul, em Salvador, dialogarem sobre o tema “Setembro Amarelo: a vida é a melhor escolha”. Este mesmo tema foi abordado, nesta manhã, na oficina do Colégio Estadual Inácio Tosta Filho, no município de Itabuna. Já no Colégio Estadual Renan Baleeiro, no bairro de Águas Claras, também na capital baiana, a oficina teve início às 8h, sob o título de “Setembro Amarelo: ansiedade, transtorno alimentar e exercícios físicos”. Houve atividades, ainda, nos colégios estaduais Edvaldo Brandão Correia, em Cajazeira IV,  e no Doutor João Pedro dos Santos, em Cosme de Farias, ambos na capital baiana.

 

“O Setembro Amarelo é considerado a maior campanha de prevenção ao suicídio em todo planeta, visa conscientizar as pessoas a respeito do suicídio e evitar o seu acontecimento. Assim, reforçamos as atividades do Programa Saúde do Professor, direcionando palestras, rodas de conversa e oficinas com o tema abordado com firmeza, substituindo lamentos por atitudes, com o objetivo de alertar sobre a possibilidade da renovação transformadora da própria vida”, pontua a superintendente de Recursos Humanos da Secretaria da Educação, Rosário Muricy.

 

Setembro Verde – Este é o mês oficial, também, do Setembro Verde, inspirado no Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, que foi criado através da Lei Federal nº 11.133/2005 e celebrado em 21 de setembro. Na Bahia, a campanha foi instituída pelo governador Jerônimo Rodrigues, através da Lei nº 14.560/23, visando dar visibilidade à pauta e propor a reflexão nos diversos setores da sociedade sobre as ações efetivas para promover inclusão, cidadania, respeito e oportunidades para as pessoas com deficiência. “Como é bem divulgado, a cor verde da campanha simboliza a esperança de alcançar a inclusão social e a constante luta para a implementação da lei”, destaca Rosário Muricy.

 

Ao longo do mês, a Secretaria da Educação, através da Superintendência de Políticas para a Educação Básica e da Coordenação de Educação Especial, promove na rede estadual de Educação Básica da Bahia ações e projetos, por intermédio dos Centros de Apoio Pedagógico Especializado (CAPE) e das unidades escolares da rede estadual, contemplando todos os Núcleos Territoriais de Educação (NTE) e fazendo um elo que coaduna família, escola e sociedade no diálogo sobre a efetivação de políticas de inclusão, acessibilidade e educação de qualidade para todos, trazendo à luz reflexões e atitudes de combate ao capacitismo e defendendo que a escola deve assumir o compromisso de educar cada estudante, aplicando a pedagogia da diversidade a todos os alunos com deficiência, incluindo o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a Altas Habilidades/Superdotação, independentemente de sua origem social, étnica ou linguística.

 

Notícias Relacionadas