Escolas estaduais têm até dia 13 de agosto para solicitar reserva técnica de livros didáticos

Palavras-chave:

As escolas da rede estadual de ensino têm até terça-feira, 13 de agosto, para solicitar reserva técnica de livros didáticos, por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Interativo (http://sispddeinterativo.mec.gov.br/). A novidade é que o acesso será realizado pela plataforma Gov.br, com o mesmo procedimento utilizado nos canais digitais do Governo Federal. A reserva se destina a ajustar a quantidade real de estudantes e as quantidades de livros disponíveis em cada escola, quando o remanejamento de livros não é o suficiente.

 

O passo a passo para a realização da reserva técnica no sistema do PDDE Interativo pode ser conferido no manual disponível aqui.  Estão disponíveis na reserva técnica obras didáticas para os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental; obras didáticas para o Ensino Médio; obras didáticas e pedagógicas para a Educação Infantil; e Obras didáticas de Práticas e Acompanhamento da Aprendizagem para os anos iniciais do ensino fundamental.
 

Antes de solicitar a reserva técnica, as escolas devem verificar os livros que ainda irão receber. Todos os títulos destinados a cada escola constam no Sistema de Distribuição de Livros, Todos os livros destinados a cada escola constam no Sistema de Distribuição de Livros (https://www.fnde.gov.br/distribuicaosimadnet/iniciarSistema.action). Ao acessar o sistema, informar: Ano (2024), Programa (PNLD), Esfera, UF, Município e indicar, no campo “Código”, o número INEP da escola. Ao clicar em “Confirmar”, será apresentada uma linha com os dados da escola. Basta clicar no ícone com a lupa em “Visualizar” apresentado na última coluna. Selecionar a aba “Encomenda”, na qual consta a relação dos materiais distribuídos.

 

A coordenadora do Livro Didático e Biblioteca da Secretaria da Educação do Estado, Alessandra Santana, reforça que esta é a última oportunidade em 2024 para suprir a falta de livros dos estudantes. “Apenas as unidades escolares com déficit de livros devem demandar na RT. Não é necessário fazer reserva de livros na escola, solicite o suficiente para atender a carência de 2024. Atenção, o remanejamento é sempre a opção mais célere”.

 

Acesse o Manual do Remanejamento aqui.

Acesse o Manual da Reserva Técnica aqui.

 

Notícias Relacionadas