Governo da Bahia participa de lançamento do Pacto pela Superação do Analfabetismo no Nordeste

Palavras-chave:
Foto: Divulgação

Técnicos da Secretaria da Educação do Estado da Bahia participaram, nesta semana, do “Encontro de formação de gestores e educadores". Promovido pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), o evento, realizado em Natal (RN), marcou o lançamento do Pacto pela Superação do Analfabetismo no Nordeste, reunindo representantes dos nove estados da região Nordeste do país.

Durante dois dias, o encontro reuniu profissionais da Educação e autoridades que formaram grupos de trabalho e dialogaram sobre a implementação das ações, dis programas e das estratégias previstas no âmbito do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O coordenador de Articulação dos Núcleos Territoriais de Educação (CONTE/SEC), Ualson Reis, explicou que, para além da apresentação do plano, o encontro foi importante por permitir o debate de questões relacionadas à formação dos professores para a EJA e a troca de experiências sobre diferentes necessidades de cada estudante, sejam elas diferenças sociais, de gênero ou de idade.  “O MEC já recebeu todas as propostas do debate sobre a carreira de professor do EJA, sobre os alunos e sobre a afirmação da EJA nas unidades escolares. Agora, com muito conhecimento, a gente está trazendo para a Bahia todo o material que foi exposto na reunião e vamos compartilhar e multiplicar entre os gestores e educadores dos 27 territórios de identidade os encaminhamentos”, afirmou.

Também estiveram presentes no “Encontro de Formação de Gestores e Educadores" a  governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra; a diretora de Políticas de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, Claudia Borges, que falou sobre a história da EJA; o Pacto da Alfabetização e a superação dos desafios; e a Secretária da Educação do Rio Grande do Norte, Socorro Batista, que destacou a importância da iniciativa. "O Pacto pela Superação do Analfabetismo reforça o nosso compromisso com a educação inclusiva e transformadora. Estamos orgulhosos dos resultados já alcançados. Esta conquista é fruto de um trabalho coletivo, que envolve governo, educadores e comunidade. Seguiremos firmes na missão de garantir que todos tenham acesso à educação de qualidade, independentemente de sua idade ou condição social," afirmou a secretária Socorro.

Notícias Relacionadas