Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: institucional › Notícia › Mais de 450 estudantes do ensino médio do interior iniciam curso semipresencial da Educação Profissional
Mais de 450 estudantes do ensino médio do interior iniciam curso semipresencial da Educação Profissional
Publicado em sab, 25/11/2017 - 22:13 por Ascom/SEC
Palavras-chave:
Foi iniciado neste sábado (25) o curso do programa MedioTec EAD para mais de 450 estudantes do ensino médio de seis unidades escolares da Rede Estadual localizadas em Conceição do Almeida, Nazaré, Santo Antônio de Jesus e Elísio Medrado. A aula inaugural foi promovida no campus de Santo Antônio de Jesus do Instituto Federal da Bahia (IFBA). Os cursos da área de Tecnologia da Informação, na modalidade concomitante, estão sendo oferecidos na forma semipresencial nas escolas. A aula contou com a presença do secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, que esteve acompanhado pelo superintendente de Políticas para a Educação Básica, Ney Campello, e pelo gestor da Coordenação dos Núcleos Territoriais de Educação, José Barreto Bitencourt, e reuniu todos os alunos matriculados, professores, diretores das escolas, secretários municipais de educação, além do prefeito de Itapetinga, Júlio Pinheiro.
O secretário Pinheiro destacou que esta parceria com o IFBA aumenta a capilaridade da oferta de cursos da Educação Profissional na Bahia. "O desafio para nossa rede é que até o final de 2018 todos os municípios do estado tenham pelo menos um curso da Educação Profissional, e queremos ainda ofertar cursos de música, teatro, cinema, audiovisual, design gráfico, dentre outros e já estamos nos articulando com as universidades federais e estaduais novas parcerias neste sentido", destacou.
Pinheiro chamou a atenção para o fato de estes cursos serem componentes para que cada estudante possa encontrar, inclusive, sua vocação profissional. "Este é um dia dos mais importantes, porque estamos mostrando que é possível ampliar a oferta, a partir, justamente, de parcerias exitosas como esta e teremos muito mais pela frente. A obrigação da Secretaria é criar as condições para que os estudantes continuem se desenvolvendo e extraindo da educação um caminho para a vida".
“Com esta parceria entre o IFBA e a Secretaria da Educação, conseguimos levar esta modalidade de cursos para 25 cidades do interior da Bahia. São quase três mil estudantes da rede estadual fazendo o subsequente e que acontecerão grande parte dessas aulas em escolas estaduais, a partir de salas equipadas com computadores conectados a banda larga. Isso faz com que a educação pública da Bahia cresça mais em qualidade, dando o retorno para a formação desses jovens”, destacou o reitor do IFBA, Renato da Anunciação Filho.
A estudante Shirley Silva Cruz, 16 anos, do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Mandinho de Souza Almeida, em Conceição do Almeida, disse que vai se dedicar para aproveitar a oportunidade. ”Eu acho muito bom participar desta iniciativa. Pode aprimorar mais nosso conhecimento e dar novas oportunidades para a gente. Espero que seja bem caprichado mesmo. A gente tem que dar o melhor porque uma oportunidade dessa a gente não pode deixar passar”, afirmou.
O que atraiu a atenção de Fernanda dos Santos Santana, estudante do 2º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Doutor José Marcelino de Souza, em Nazaré, foi a área de Tecnologia da Informação. “É muito boa poder cursar o Ensino Médio e ter a oportunidade de cursar o Mediotec. Hoje em dia a tecnologia está bem presente na vida, disse. Sua colega, Brena de Jesus Nascimento, 16 anos, tem a mesma opinião: “Eu acho que é uma grande oportunidade que vai trazer benefícios para minha vida. Poder fazer o Ensino Médio com este direcionamento pode abrir portas e eu penso muito por este lado”, disse.
A versão EaD do MedioTec, um programa Federal executado em parceria com os Estados, tem duração de mil a 1,2 mil horas, sendo 20% delas presenciais ministradas em unidades da rede estadual. Os cursos em questão ofertados pelo IFBA são: Técnico em Informática, Técnico em Redes de Computadores, Técnico em Manutenção e Suporte em Informática e Técnico em Informática para Internet.
Notícias Relacionadas
-
Secretaria realiza segunda chamada de avaliações do Curso de Gestão Escolar
-
Sec divulga resultado dos projetos científicos que participarão da etapa estadual do Encontro Estudantil
-
Seleção Interna de Educadores – Convocação de candidatos para a entrevista técnico-pedagógica
-
Estudantes do bairro do Arenoso celebram a cultura e a beleza do povo negro
-
Estudantes internos do Conjunto Penal Lafayete Coutinho realizam 1º Festival de Música e Poesia
-
Seminário apresenta boas práticas de promoção da saúde mental e emocional nas escolas
-
SEC divulga lista dos selecionados para os programas Deputado Jovem Baiano e Estágio Legislativo