TV Escola apresenta conteúdos para compartilhamentos com Estados e municípios em encontro com secretários

Foto: Ascom/Educação
As experiências da TV Escola, que é responsável por veicular conteúdos e programas educacionais com cobertura em todo o Brasil, foram apresentadas durante o encontro com secretários estaduais e municipais de Educação, que está sendo realizado nesta quinta e na sexta-feira (25 e 26), pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e pela União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), em Salvador. Na atividade, que marca o lançamento da Agenda da Aprendizagem, a ser apresentada com metas prioritárias ao Ministério da Educação (MEC),  foram elencados os objetivos estratégicos da TV Escola, que prevê a ampliação do processo de aprendizagem dos estudantes, por meio da difusão de conhecimentos.

A proposta da TV Escola é que seja criada uma rede entre a TV Escola, o CONSED e a UNDIME, em articulação com as cinco regiões brasileiras, para que os gestores e professores sugiram pautas e programas, bem como contribuam com o que eles já possuem de conteúdos próprios. Além disso, a perspectiva é a de que a iniciativa sirva de estímulo para que os conteúdos produzidos nas redes estaduais e municipais possam dar suas contribuições para compor a grade da emissora.

O diretor geral da TV Escola, Francisco Câmpera, falou sobre a importância destas parcerias, que também pretendem envolver seminários e outras iniciativas que valorizem e estejam ligadas a práticas pedagógicas. "A TV Escola é uma TV da Educação e, por isso, que nós viemos aqui apresentar e fazer uma proposta para que todos os secretários estaduais e municipais participem, pois a gente quer  abrir um espaço na programação e criar um grupo para trabalharmos juntos e divulgar as experiências desenvolvidas nos estados e municípios do Brasil e ampliar a nossa rede", destacou.

Para a diretora de Educação, Cultura e Comunicação da TV Escola, Regina de Assis, que apresentou as ações desenvolvidas pelo canal, a iniciativa visa dar visibilidade às produções desenvolvidas pelos estudantes e educadores nas escolas. "A TV Escola atinge o país inteiro, inclusive em regiões remotas onde, muitas vezes, sinais de outros canais de televisão não chegam e nós temos uma responsabilidade muito grande para chegar na ponta da linha e atingir toda a diversidade do Brasil, que é riquíssima. A nossa função é de levarmos para professores, diretores, conselheiros dos conselhos estaduais e municipais de Educação, estudantes e suas famílias o que há de melhor em relação à Educação", salientou.

O diretor geral do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), que faz parte da estrutura organizacional da Secretaria da Educação do Estado,  participou do encontro na tarde desta quinta-feira, e disse que a parceria com a TV Escola é estratégica para a Bahia. "Estamos estreitando relações de parceria com diversas emissoras, a exemplo do Canal Futura, e que bom que a TV Escola participou deste encontro aqui hoje. Conversamos com eles que nos sinalizaram sobre um acervo de 400 mil filmes da Cinemateca e que a TV Escola pretende exibir e nós já demonstramos o interesse nesta parceria para a exibição destes conteúdos de audiovisual na nossa TV Educativa da Bahia", afirmou.