Avalie Alfa

Avalie Alfa

A Avaliação Externa da Alfabetização (Avalie Alfa) foi criado em 2011 para avaliar o nível de alfabetização das crianças do 2º ano de escolarização das escolas estaduais que ainda oferecem esse nível de ensino e dos municípios que aderiram ao Pacto Todos pela Escola. Utiliza instrumentos de avaliação em larga escala, subsidiando os sistemas de ensino para a tomada de decisões e realização de intervenções na prática pedagógica.

O Avalie Alfa é constituído por dois momentos avaliativos: o primeiro, no início do ano letivo, tem por objetivo realizar um diagnóstico dos níveis de alfabetização das crianças. O segundo, aplicado no final do ano letivo, identifica as habilidades que os estudantes dominam, as eventuais dificuldades que ainda persistem e possibilita associar o desempenho dos estudantes a fatores sócio-contextuais.

Para a consolidação dos dados da avaliação realizada no inicio do ano letivo, com aplicação da Provinha Brasil, foi criado o Sistema Alfa Bahia

O segundo momento de avaliação é feito com a utilização de um instrumento de avaliação externa, também para o 2º ano de escolarização, contemplando leitura, escrita e matemática. Para compor os instrumentos desse momento avaliativo foi definida uma Matriz de Referência de Matemática e uma Matriz de Referência de Língua Portuguesa, contendo descritores específicos para o 2º ano de escolarização.

Em 2011, participaram da avaliação 217 municípios, 141 escolas estaduais e 8.293 municipais, totalizando 149.814 alunos. Professores e gestores escolares responderam a um questionário com a finalidade de possibilitar a identificação de fatores relacionados com o desempenho escolar dos alunos.

Os resultados do Avalie Alfa permitem a produção de informações que subsidiam a reflexão pelos profissionais da educação pública do Estado e a definição de estratégias pedagógicas a serem utilizadas pelas instituições.

Matriz de Referência

É um documento que se organiza em subconjuntos de habilidades correspondentes ao nível da série dos estudantes a serem avaliados. Essas habilidades são decompostas em descritores, que têm a função de avaliar as unidades mínimas de cada habilidade. As matrizes de referência do Avalie Alfa são recortes de conteúdos curriculares e habilidades cognitivas que compõem a matriz curricular, definidas como prioritárias para serem avaliadas, portanto não podem ser utilizadas como currículo já que este é mais amplo e reflete o contexto das unidades escolares.
 



 

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