Avalie Ensino Médio

Avalie Ensino Médio

Trata-se de um estudo longitudinal, censitário, inédito no país, por abranger as três séries do Ensino Médio.

No triênio 2008-2010, o Avalie Ensino Médio acompanhou a evolução do rendimento dos estudantes de 232 escolas exclusivas de Ensino Médio, a partir da aplicação de testes e questionários, utilizando como referencial a matriz de competências e habilidades do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a fim de realizar estudos sobre os valores agregados ao rendimento escolar dos avaliados.

No triênio 2011-2013, o Avalie Ensino Médio passou a atender a todas as escolas estaduais de Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio (EPI), abrangendo os estudantes de 1090 escolas baianas.

Em 2011, todos os estudantes da 1ª série do Ensino Médio Regular e da 2ª série da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, professores das turmas avaliadas e gestores das unidades escolares estaduais participaram da pesquisa.

Em 2012, todos os estudantes da 2ª série do Ensino Médio Regular e da 3ª série da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, professores das turmas avaliadas e gestores das unidades escolares estaduais participaram da pesquisa.

Em 2013, os estudantes das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio Regular e os das 2ª, 3ª e 4ª séries da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, professores das turmas avaliadas e gestores das unidades escolares estaduais participaram da pesquisa.

Por se tratar de um estudo longitudinal, a avaliação acompanhará os estudantes ao longo das três séries do Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, por meio da aplicação de provas objetivas, organizadas por área do conhecimento e produção textual, além de questionários respondidos pelos estudantes, professores e gestores.

Resultados

Os resultados do Avalie Ensino Médio são divulgados por meio de boletins individuais para os alunos e relatórios técnico-pedagógicos para cada escola, Direc e Órgão Central. Esses resultados subsidiam a reflexão pela rede pública estadual, quanto à implementação de políticas públicas e à (re)definição de estratégias pedagógicas a serem utilizadas pelas instituições. O estudo desses resultados proporciona a adoção de medidas que levarão em consideração não só o aspecto cognitivo revelado pelos estudantes como também os aspectos contextuais.
 

 

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