História e prática de ensino

História e prática de ensino

 

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio da Superintendência de Desenvolvimento da Educação Básica (Sudeb) e do Instituto Anísio Teixeira (IAT), em nome do direito à memória e ao conhecimento histórico, convidam os estudantes e docentes do ensino médio da rede estadual para participarem, como protagonistas da Mostra do Projeto "Ditadura Militar: direito à memória - 50 anos do Golpe Militar", que terá como foco o período da ditadura militar - 1964 a 1985. Deverão ser apresentados trabalhos em vídeos com a duração de 15 min.

 

Videos Critérios para seleção
Produções artístico-literárias = peças teatrais, textos, música, poesia, pintura, desenho, charges, cordel.

Adequação lingüística, coesão e coerência textual, conteúdo adequado ao tema proposto,  criatividade, estilo, estrutura textual e vocabulárioqualidade literária.

Visitação a espaços públicos que foram utilizados como centros de prisão e tortura; Qualidade artística da proposta; Visual, fílmica e originalidade e pertinência da temática.
Depoimentos e entrevistas de ex-presos políticos e familiares. Consonância da proposta com a temática, Visual, fílmica e originalidade e pertinência da temática.


A amostra ocorrerá em três etapas:

1ª – 22/07/2013 a 08/11/2013 - Na escola – os estudantes e docentes prepararão os vídeos e a escola selecionará um para representá-la, enviando-o à Diretoria Regional de Educação (Direc);

2ª – 11/11/2013 a 11/12/2013 - Na Direc – cada Diretoria selecionará um vídeos para representá-la, enviando-o à Sudeb/Coordenação de Ensino Médio (CEM), sala 125. Contato por e-mail: direitoamemoria@educacao.ba.gov.br. Todos os vídeos enviados serão postados no Portal da Educação;

3ª – 02, 03 e 04 de abril de 2014 - Mostra - Em Salvador, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), momento em que os vídeos selecionados serão exibidos, com a presença dos estudantes, docentes e gestores que os produziram.

Notícias Relacionadas