Integração - Escola, Família e Estudantes

Integração - Escola, Família e Estudantes

A Escola e a Família são mediadoras entre o indivíduo e a sociedade como formadoras de cidadãos. Com o Projeto “Prevenção do Uso Abusivo de Drogas em Ambientes Escolares do Estado da Bahia” a Secretaria da Educação do Estado da Bahia e a Universidade Federal da Bahia adotam estratégias de intervenção preventiva e assistencial relacionadas ao uso de drogas, integrando escola, família e  sociedade.

Características do Projeto:
As atividades desenvolvidas pelo projeto, em seus três eixos - Curso de Formação, Supervisão dos participantes do curso e criação dos Grupos de Trabalho sobre Educação & Atenção ao Uso de Álcool e outras drogas - levam sempre em conta o contexto em que o aluno, a escola e a família estão inseridos.

No projeto, tanto as ações preventivas como de tratamento são orientadas pela perspectiva intersetorial, levando-se em conta a utilização da rede de suporte social e à saúde existente na comunidade.

As atividades do projeto incluem o estímulo às mudanças culturais no ambiente escolar para torná-lo mais inclusivo e atrativo para os estudantes, diminuindo a evasão escolar e promovendo uma maior aproximação entre aluno, família e escola.

Algumas estratégias de prevenção ao uso abusivo de drogas nas escolas:

  • Identificação do lugar que o estudante atribui ao uso de drogas, em sua vida afetiva, social e produtiva.
  • Detecção e compreensão dos comportamentos de risco relacionados ao uso de drogas: compartilhamento de objetos (canudos, cachimbos, seringas) para o uso de drogas, circunstâncias em que as drogas são utilizadas, fatores de proteção e de riscos relacionados ao seu uso e às práticas sexuais. Aqui a premissa básica é a prevenção de doenças e o despertar do autocuidado.
  • Disponibilidade para o acolhimento e a atenção aos alunos, evitando o julgamento precipitado e o estigma, habitualmente relacionados ao uso de drogas.
  • Participação ativa do aluno na prevenção e no tratamento do uso problemático de drogas.
  •  Articulação das redes de assistência e disponibilizá-las aos alunos que fazem uso abusivo de drogas e aos seus familiares.

 

Atendendo as dificuldades e demandas dos profissionais de Educação:
A resolução de problemas relacionados ao uso de drogas é muitas vezes difícil.  O apoio e o respeito às diferenças são fundamentais para garantir a aproximação e a confiança do aluno.

O projeto “Prevenção do Uso Abusivo de Drogas em Ambientes Escolares do Estado da Bahia” coloca à disposição da Comunidade Escolar o suporte técnico e pedagógico gratuito do TeleCorad - Central de Orientação e Referência  em Atenção ao Uso de Álcool e outras Drogas (0800-075-5547).

 


 

Notícias Relacionadas