‘Mostra Amotara - Olhares das Mulheres Indígenas’ em maio na TVE

Palavras-chave:

A partir desta segunda-feira (03) a TVE vai exibir, durante todo o mês de maio, filmes indígenas da 2ª edição da “Mostra Amotara - Olhares das Mulheres Indígenas”, que tem como objetivo dar visibilidade à produção audiovisual de mulheres indígenas brasileiras, através da partilha de experiências com as cineastas indígenas. As obras vão ao ar às segundas-feiras, às 21h30, e às quintas-feiras, às 22h30.

Falado em língua Maxakali e legendado, o filme "Mãtãnãg, A Encantada", de Shawara Maxakali e Charles Bicalho, abre a temporada e se baseia em uma história tradicional do povo Maxakali. A índia Mãtãnãg segue o espírito de seu marido, morto picado por uma cobra, até a aldeia dos mortos. Juntos eles superam os obstáculos que separam o mundo terreno do mundo espiritual.

No mesmo dia, logo em seguida, a emissora exibe mais dois curtas: ‘Aldeia do Cachimbo’, realizado em processo de cocriação entre indígenas (Aritama Ymboré, Ayra Imboré, Hangoroy Ymboré) e não indígenas (Sebastián Gerlic,  Angelo Rosário e Gabriel Moreira), que conviveram 15 dias, e "Ava Kuña, Aty Kuña – Mulher Indígena, Mulher Política", que traz um relato da Grande Assembleia de Mulheres Indígenas, a Kuñangue Aty Guasu. O documentário de Fabiane Medina e Julia Zulian mescla as impressões de uma mulher branca com as explicações de uma mulher Guarani Kaiowá sobre a assembleia.

A ‘Mostra Amotara - Olhares das Mulheres Indígenas’ é uma idealização da produtora cultural Yawar e da jornalista Joana Brandão, produzida em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e é viabilizada por meio do Edital Setorial de Audiovisual, com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.

Até o final do mês, outros grandes filmes que compõem a Mostra serão exibidos na TVE. A iniciativa é uma maneira de fomentar o acesso do público baiano a temática indígena.

Confira a programação:

Dia 03, segunda às 21h30
Mãtãnãg, A Encantada
Aldeia do Cachimbo
Ava Kuña / Mulher Indígena, Mulher Política

Dia 06, Quinta, às 22h30
Mulheres que Alimentam

Dia 10, Segunda, às 21h30
Teko Haxy – Ser Imperfeita
Voz das Mulheres Indígenas

Dia 13, Quinta, às 22h30
Força das Mulheres Pataxó da Aldeia Mãe

Dia 17, Segunda, às 21h30
Thakhi
Thinya

Dia 20, Quinta, às 22h30
Kaapora
Quentura
Mensagens da Terra

Dia 24, Segunda, às 21h30
Negligência, de quem?
Mandayaki e Takino

Dia 27, Quinta, 22h30
Parto
Opyí Regua
Cordilheira de Amora Ii

Dia 31, Segunda, às 21h30
Jeroky Gwasu - Grande Canto
Fôlego Vivo

Fonte: ASCOM / IRDEB

Notícias Relacionadas