Aberta em Feira de Santana a 12ª edição da Feira do Livro e do Festival Literário e Cultural (FLIFS)

Fotos: divulgação
Conhecida como a Princesa do Sertão, Feira de Santana, a segunda maior cidade da Bahia (105 km de Salvador), sedia, a partir desta terça-feira (24) até domingo (29) a 12ª edição da Feira do Livro/Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (FLIFS), cujo tema é "Acesse um livro, conecte-se ao mundo". O evento, organizado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), foi aberto nesta terça-feira na Praça Padre Ovídio (Auditório Julieta Carteado), com as presenças do secretário da Educação do Estado (SEC), Jerônimo Rodrigues, e do reitor da UEFS, Evandro Nascimento.

A FLIFS tem como objetivo incentivar o gosto pela leitura em crianças, jovens e adultos. O evento acontece na Praça Padre Ovídio e a expectativa é de que receba cerca de 70 mil visitantes. Em uma área de, aproximadamente, 4 mil m², 70 stands foram montados para disponibilizar ao público produtos e serviços de dezenas de editoras, livrarias, bibliotecas e grupos de leitura. Além dos corredores da FLIFS, que servem de “palco” para várias manifestações artísticas, a estrutura do evento na praça também inclui mais quatro espaços para programação: Auditório Julieta Carteado, Arena Rita Brêda, Praça Rodolfo Coelho Cavalcante (Praça do Cordel) e Palco Maryzélia.

O secretário Jerônimo Rodrigues, que é professor da UEFS, afirmou que a SEC está incentivando, cada vez mais, a realização de feiras literárias em toda a Bahia e destacou o porque desta ação estratégica. “É uma alegria muito grande compartilhar este momento em que a nossa história vai se perpetuando com as pessoas que fizeram valer e continuam fazendo valer. A gente acompanhou de perto a divulgação desta feira, mas quero fazer um apelo forte para que a gente faça um grande mutirão visando dar ainda mais visibilidade a esta e a todas feiras literárias do Estado. Na FLIGÊ (Feira Literária de Mucugê), tiramos uma agenda para que neste encontro curadores e curadoras de feiras literárias de todo o Estado pudessem nos reencontrar. Então, nesta quarta-feira, às 9h30, no SESC, estaremos nos reunindo com mais de 30 representantes de feiras literárias para criarmos um calendário acadêmico no ano letivo e temos que valorizar as iniciativas nos municípios menores, fortalecendo estratégias para que as escolas estaduais de Feira de Santana, que sedia uma feira já consolidada, possam se fazer presentes”, discursou o gestor estadual, acompanhado do coordenador de Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes.

O reitor Evandro Nascimento também destacou a importância do evento que chega à sua 12ª edição. “A Feira do Livro de Feira de Santana é um evento já consolidado e tem o objetivo de fomentar a formação de leitores, algo primordial para que sejam garantidas a cidadania e uma sociedade que tenha pessoas com capacidade de fazer uma leitura de vida com pensamento crítico com capacidade para construir um mundo melhor. Contamos com a parceria de diversas instituições, que se somam à UEFS, como as secretarias municipais de Educação e Cultura; a Arquidiocese de Feira de Santana; o SESC e a Secretaria da Educação do Estado. Sem estas parcerias não seria possível a sua realização. Também quero destacar a importância do investimento da prefeitura municipal com o vale-livro, no valor de 100 mil reais para os estudantes da rede municipal de ensino, e a visitação dos estudantes das unidades escolares municipais, despertando desde cedo nas crianças o gosto pela leitura”.

A abertura da FLIFS foi marcada pela interpretação do Hino Nacional e do Hino à Feira, por Cristiane Souza e Alisson de Sousa, e pela exibição da Campanha Memórias de Leitura, da Fundação Pedro Calmon. Para encerrar o primeiro dia de atividades, foi realizado o Sarau do Poeta, no Teatro do Serviço Social do Comércio (Sesc/Centro). A atividade fez referências a obras de artistas baianos consagrados, como Dorival Caymmi, Jorge Amado, Gregório de Mattos e Castro Alves. O espetáculo contou com a participação dos músicos Joaquim Carvalho (voz e violão), de Eddie Santana (violão e violino), Sidney Argolo (percussão) e Jackson Costa (pandeiro, voz e poemas).

>> A abertura da FLIFS foi tema de reportagem da TV Olhos D´Água. Assista ao vídeo