Abertas inscrições para bolsas de estudo em universidades do Reino Unido

O programa mundial de Bolsas Chevening, do governo britânico, está com inscrições abertas, até 15 de novembro, para 65 vagas de cursos de mestrado em qualquer uma das principais universidades do Reino Unido. A representante da Embaixada Britânica em Brasília, Nnenne Iwuji-Eme, participou de um encontro, nesta quinta-feira (04/09), com o secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, na sede da Secretaria, no Centro Administrativo (CAB), com o objetivo de difundir o programa e despertar o interesse dos jovens estudantes oriundos da escola pública.

“Esta atitude do governo britânico, no sentido de estreitar a relação com o nosso País, por meio da educação, é fundamental. O próprio governo brasileiro tem feito um esforço com o Ciência sem Fronteiras, estimulando uma cultura de internacionalização. Também há um esforço das universidades no sentido de promover o intercâmbio e oferecer a estes jovens um aprendizado acadêmico, profissional e de vida, consolidando outro idioma e avançando culturalmente com um olhar para o que está acontecendo no mundo”, avaliou o secretário Osvaldo Barreto.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação
De acordo com Nnenne Iwuji-Eme, o programa visa contemplar estudantes de destaque oportunizando a formação de novas lideranças, a criação de uma rede global profissional, parcerias sociais, culturais, acadêmicas e, até mesmo, comerciais com o Reino Unido. “Nossos alunos têm características de líderes. Os candidatos precisam ter gana, como se diz aqui no Brasil. Precisam ter vontade de contribuir com a sociedade. A intenção da Chevening é a de que eles possam voltar para dar um retorno e fazer uma contribuição no seu país. Também sabemos que, com a presença deles no Reino Unido, podemos aprender com o Brasil”, afirmou.

Seleção – As inscrições estão sendo realizadas pelo site www.chevening.org/brazil. O candidato precisa ter graduação completa e dois anos de experiências com relação à sua área de estudo proposta. Outro critério é o teste de proficiência na língua inglesa, que será feito entre novembro deste ano ou abril de 2015 pelas embaixadas e alto comissariado do Reino Unido no Brasil. Entre as áreas contempladas, estão: comércio e investimentos (incluindo energia e infraestrutura), negócios, finanças, economia, administração pública, segurança global, relações internacionais (incluindo direitos humanos, educação e conflitos), desenvolvimento (incluindo mudanças climáticas, sustentabilidade e energia), crime (conflito, crime transacional e inteligência) e administração em esportes para legado de grandes eventos esportivos.

A Bolsa de estudos Chevening cobre as mensalidades, passagens de ida e volta em classe econômica para o Reino Unido, ajuda de custo para subsistência com valor fixo para um bolsista e auxílios extras para cobrir gastos essenciais. O Programa Chevenning começou em 1983 e opera em 116 países, com exceção dos Estados Unidos e União Europeia.