Abertas inscrições para bolsas de mestrado no Reino Unido

O Chevening, programa mundial de bolsas de estudo do Governo Britânico, está com inscrições abertas para 23 bolsas de pós-graduação (mestrado) em qualquer área do conhecimento. Para apresentar o programa e divulgar a iniciativa, os representantes da Embaixada Britânica em Brasília, Rafael Duarte e Chigozirije NneNne Iwuji-Eme, estiveram, nesta quinta-feira (31/10), com Aderbal de Castro, subsecretário da Educação do Estado da Bahia.

O subsecretário falou sobre a relevância da iniciativa. “O programa se apresenta como uma grande oportunidade para os estudantes das universidades estaduais que estão concluindo a graduação. Pode ser, também, mais uma alternativa de formação acadêmica e aperfeiçoamento profissional beneficiando profissionais da rede estadual de educação”, disse Aderbal de Castro.

Fotos: Suâmi Dias Ascom/Educação

As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 15 de novembro por meio de formulário disponibilizado no portal do Chevening: www.chevening.org/brazil. As bolsas cobrem todos os custos do curso, a exemplo das mensalidades, passagens aéreas e alimentação. No ato da inscrição, o candidato pode escolher qualquer universidade britânica, mas a orientação da Embaixada é a de que o inscrito opte pelas 100 melhores, cujo ranking pode ser consultado no portal do programa.

Podem se inscrever candidatos com graduação completa que tenham proficiência em inglês e dois anos de experiências com relação a sua área de estudo proposta. O teste de proficiência em inglês precisa ser feito até o dia 23 de junho de 2014 e o resultado da seleção será divulgado no dia seguinte, 24 de junho de 2014.

Seleção – Durante a seleção, que será feita pessoalmente pelas embaixadas e alto comissariado do Reino Unido no Brasil, será levado em conta o perfil do candidato para verificar o seu potencial de liderança. Rafael Duarte, do Programa Chevening no Brasil, explicou que a perspectiva da concessão das bolsas é justamente a de formar novos líderes. “A Chevening completa 30 anos de Brasil agora em 2013, e, ao longo destes anos, a parceria em educação aumentou exponencialmente. As bolsas são oportunidades para a formação de líderes que, ao serem preparados pela Chevening, podem ser indicados para trabalhar com parceiros da Chevening pelo mundo. Estas chances de emprego são reais, inclusive, aqui no Brasil”, destacou.

Chigozirije NneNne Iwuji-Eme, primeira secretária para Assuntos Políticos, Educação e Cultura, da Embaixada Britânica, lembrou que o programa já está presente em 118 países, e o Brasil é quarto maior em recebimento de bolsas, atrás da Coreia do Sul, Índia e China. “O Brasil é um país muito importante no mundo. Pelo Chevening, podemos entender mais sobre o país. O retorno que nossas universidades dão sobre os brasileiros é muito positivo. São alunos que trabalham duro, são bem focados e contribuem muito para a cultura das nossas universidades e ganhamos muito pela experiência dos alunos brasileiros. É uma via de mão dupla”, acrescentou.