Alfabetizados pelo Topa dão continuidade aos estudos

Jovens, adultos e idosos alfabetizados pelo Programa Todos pela Alfabetização (Topa) dão continuidade aos estudos despertados pela aprendizagem durante a iniciativa. É o caso de Genivaldo Araújo Romão, de 40 anos, que concluiu o programa há três anos e hoje cursa o ensino fundamental na Escola Leovícia Andrade, em Salvador.

Com a alfabetização no Topa, Genivaldo conseguiu fazer um curso de vigilante e segurança. Hoje, ele divide seu dia entre o exercício da profissão e os estudos. “A pessoa sem estudo não vive, pois há muitas dificuldades pela frente. Estudar é como um livro que, de tão bom, dá vontade de ler mais”, relatou. Ele acrescenta que seu sonho é concluir os estudos e fazer um curso de medicina veterinária.

No município de Belo Campo, a 616 km de Salvador, 11 alfabetizados decidiram cursar a Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Escola Roberto Santos, incentivados pela professora Sandra Matos de Amorim. Ela convidou seus ex-alunos do Topa para continuarem os estudos. E o resultado da iniciativa foi a matrícula de todos. “Este fato me dá ainda mais prazer em estar na sala de aula”, declarou. Para Gerson Vieira, 70 anos, que foi alfabetizado pela professora Sandra, “é um motivação a mais estudar com ela, uma professora muito boa que gosta de estar com a gente”, afirmou.

Para Maria Célia Coelho, coordenadora pedagógica do Topa, histórias como esta justificam o programa, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, que já beneficiou 1,3 milhão de pessoas em todo o Estado, desde 2007. “Temos percebido que há um desejo latente, principalmente entre as pessoas com mais idade, em chegar a um patamar mais alto. É muito importante que esses alfabetizandos ingressem no programa e tenham oportunidade de continuar seus estudos”, afirmou.

Pesquisa – Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, divulgada em setembro de 2014 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Pnad/IBGE), demonstram a eficácia do Topa: segundo a Pnad/IBGE, a Bahia foi o estado do Nordeste que mais reduziu a taxa de analfabetismo em 2013. O Estado registrou a taxa de 14,9% entre pessoas com 15 anos ou mais, superando a média da região Nordeste que foi de 16,9%. Nessa faixa etária, a pesquisa também revela que o estado da Bahia foi o terceiro no País que mais conseguiu reduzir a taxa de analfabetismo.

Se comparado a 2007, quando o Estado registrava uma taxa de analfabetismo de 18,3% entre pessoas com 15 anos ou mais, a redução foi de 3,4%. Entre os jovens de 15 a 24 anos, a Pnad/IBGE aponta que, neste período, a taxa de analfabetismo na Bahia caiu de 3,5%, em 2007, para 1,9%, em 2013. Entre aqueles com 40 anos ou mais, a taxa caiu de 33,4%, em 2007 para 26,3%, em 2013.