Ampla participação marca reunião do Pacto pela Educação em Vitória da Conquista

Dirigentes da educação de 66 municípios do sudoeste baiano participaram, nessa quarta-feira (16), em Vitória da Conquista, da reunião de apresentação das propostas do Pacto pela Educação, programa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia que busca a união de esforços das esferas municipal e estadual para melhoria da qualidade do ensino no Estado. O secretário estadual, Osvaldo Barreto conduziu a reunião e apresentou as metas e compromissos do programa.

O secretário Osvaldo Barreto também apresentou indicadores que mostram a realidade da educação na Bahia. De acordo com Barreto, os índices estão melhorando a cada ano, mas o crescimento deve ser mais expressivo. “Com um regime de colaboração poderemos acelerar este crescimento e atingir as metas do Ideb propostas para 2021”, acrescentou.

Sobre a união dos esforços entre Estado e municípios, o secretário deixou claro que o Governo do Estado da Bahia não irá interferir na autonomia das cidades sobre a educação fundamental. “Não nos move nenhum sentimento de superioridade e sim de colaboração, já que as realidades tanto do Estado, quanto dos municípios são parecidas”, explanou Barreto.

Pacto pela Educação – O programa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia traz como ação principal, a alfabetização plena das crianças até os oito anos de idade. Além disso, coloca como meta, a elevação dos índices de aprovação para 90% nas séries iniciais, 85% nas séries finais do ensino fundamental e 80% nas séries finais do ensino médio.

Para alcançar estas metas, o Governo do Estado da Bahia irá fornecer aos municípios formação para professores e material didático a todos os professores e estudantes dos municípios que realizarem a adesão ao Pacto. Ainda como compromisso do Estado está a articulação com o Ministério da Educação para garantir o andamento do Pacto.

Segundo o superintendente Nildon Pitombo, de Desenvolvimento da Educação Básica, o material fornecido pelo programa servirá para consolidar o processo de alfabetização e não deve substituir o material pedagógico já escolhido pelos municípios. “Também iremos trabalhar para que ele dialogue bem com os demais projetos já implantados, como o Escola Ativa”, afirmou Nildon Pitombo. Todos os recursos para impressão dos materiais estão garantidos e tão logo os municípios façam sua adesão, eles deverão ser entregues.

A próxima reunião do Pacto pela Educação acontece em Barreiras, com municípios do extremo oeste baiano. Ao todo, mais de 250 municípios já receberam as propostas do Pacto.