Anísio Teixeira é aprovado patrono do Conselho Estadual de Educação da Bahia em celebração aos seus 120 anos

Com a proposta de celebrar a presença viva de Anísio Teixeira, atribuindo relevância ao legado deixado para a educação brasileira, na construção de uma escola pública, laica, gratuita e de qualidade, o Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE/BA) promoveu, nesta segunda-feira, 13 de julho de 2020, uma Sessão Solene de comemoração aos 120 anos de nascimento do educador baiano. Durante a cerimônia virtual, foi anunciada a aprovação de Anísio Teixeira como patrono do Conselho Estadual de Educação da Bahia e ministrada palestra da professora doutora da Universidade Federal Fluminense (UFF), Clarice Nunes, sobre o tema 'Anísio Teixeira: a poesia da ação'.

Jerônimo Rodrigues, secretário da Educação do Estado da Bahia, ressaltou o momento de homenagens e reconhecimento, mas, ao mesmo tempo, de formação. "Ainda descobrimos coisas novas e, ainda melhores, sobre Anísio. No tempo em que ele viveu e o quanto ele pensou à frente do seu tempo para, em 2020, ainda serem tão atuais os conceitos de educação em tempo integral e tão atual a necessidade de se discutir o Sistema Nacional de Educação. Nesta semana, esperamos que o Governo Federal possa aprovar o novo Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), como um grande atributo para Anísio Teixeira", disse o secretário Jerônimo, expressando gratidão ao gestor e educador que deixou grandes marcas na educação baiana, brasileira e internacional.

O presidente do Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE/BA), Paulo Gabriel Soledade Nacif, anfitrião da cerimônia, ressaltou a importância de Anísio Teixeira como potência. "Nesta semana em que comemoramos o nascimento de Anísio, eu lembro que ele se dedicou para que todos os talentos humanos tivessem a possibilidade de desenvolver suas potências. Acredito que este Conselho, os Conselhos Estaduais de Educação (CEEs), os Conselhos Municipais (CMEs) e o Conselho Nacional de Educação (CNE) são referências de cuidado para que a educação seja desenvolvida efetivamente, para que a gente possa desenvolver toda a potência do ser humano", explanou o professor Paulo Gabriel.

O psiquiatra Carlos Teixeira falou do homem e do político Anísio Teixeira. Ele agradeceu o convite, as homenagens e destacou que Anísio era um homem essencialmente de pensamento e ação. "Ao contrário do que afirmavam alguns críticos, questionando suas ideias e seus projetos como inviáveis e até utópicos, meu pai conseguiu implementar e demonstrar, na prática, a viabilidade deles, que só não tiveram sequência e permanecem nos dias de hoje, por conta das violências ditatoriais e obscurantistas que, quando não as destruíram literalmente, destruíram suas concepções. Antidogmático de princípio, meu pai se intitulava um livre pensador, para quem importava seguir as ideias até onde elas o levassem. Liberdade para ele era algo a ser permanentemente conquistado, era um processo infinito, como a educação", disse o filho de Anísio Teixeira. "Se vivo estivesse, ele convidaria todos para discutir sobre ideias, sobre educação, com uma inquieta vontade de realizá-las".

Patrono do CEE/BA - Os 24 membros do CEE/BA aprovaram a indicação de Anísio Teixeira como patrono do Órgão Colegiado, durante a sessão extraordinária realizada nesta segunda-feira, 13 de julho de 2020. A comissão Especial, composta pelos conselheiros Nadja Maciel (presidente), Eni Bastos, Maria Luiza Tapioca, Marilene Betros, Nildon Pitombo e Luiz Paulo Neiva, elaborou a minuta de resolução que foi aprovada pelo Conselho Pleno. A Resolução CEE/BA Nº 43/2020, que concede o título, como honraria histórica, ao Educador baiano segue para homologação do secretário Jerônimo Rodrigues.

Conferência - Clarice Nunes, professora doutora da Universidade Federal Fluminense (UFF), trouxe a biografia, novas informações e um olhar muito singular na pesquisa documental. "Um relato empolgante e instigador", declarou o coordenador da conferência, o reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Luiz Otávio de Magalhães.

Comemoração - Nesta terça-feira (14), o Conselho Estadual de Educação da Bahia realiza, às 14h, outra sessão solene ainda em comemoração aos 120 anos de Anísio Teixeira, com tema 'A Universidade Anisiana'.