Aprovados em concurso da Polícia Civil iniciam curso de formação

Palavras-chave:

Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/Educação
A aula inaugural do curso de formação 2019 da Academia da Polícia Civil da Bahia (ACADEPOL) reuniu, na manhã desta terça-feira (24), na Assembleia Legislativa do Estado (ALBA), todos os aprovados no último concurso realizado para O preenchimento de vagas na corporação. Ao todo, 340 futuros delegados, investigadores e escrivães iniciarão a preparação, que acontecerá nos próximos quatro meses. O secretário da Educação do Estado (SEC), Jerônimo Rodrigues, participou da solenidade ao lado do secretário de Segurança Pública (SSP´), Maurício Barbosa, dentre outras autoridades.

O secretário Jerônimo Rodrigues destacou a parceria da SEC com a Secretaria de Segurança Pública e enalteceu o papel dos profissionais dos diferentes órgãos da SSP, a exemplo das Polícias Militar e Civil e do Corpo de Bombeiros. “Eu quero parabenizar a iniciativa, compartilhar com todos vocês desde já o nosso apreço e o interesse em continuarmos caminhando de forma conjunta. Portanto, boa formação e bom trabalho com os bons professores que estarão com vocês durante curso. Espero que daqui surjam e continue surgindo profissionais que amam a Bahia e continuem querendo que a Bahia seja um Estado de paz”.

Presente no evento, o titular da Secretaria de Segurança Pública, Maurício Barbosa, fez questão de desejar boa sorte aos formandos da Polícia Civil da Bahia (PC-BA). "Esta formação é necessária e obrigatória. Só depois da aprovação do grupo será possível nomear e dar posse aos novos escrivães, investigadores e delegados, e boa parte deve atuar no interior do Estado. Há municípios com cerca de 50 mil habitantes que clamam por um reforço na polícia investigativa", explicou.

Delegado-geral da Polícia Civil da Bahia (PC-BA), Bernardino Brito Filho, ressaltou que dentro de pouco tempo todos estarão na ativa. "Nosso curso de formação dura quatro meses, então esperamos que já em fevereiro próximo nossos formandos ingressem na carreira policial. Esta formação é importante, pois a Polícia Civil precisa ter seu efetivo ampliado e, por isso mesmo, estamos dando início aos trâmites necessários para instalar um novo processo de seleção", anunciou.

Preparação

O futuro investigador da Polícia Civil Fábio Frazão Ramos já era servidor, mas ansiava pela mudança na trajetória profissional. "Foi uma batalha que se iniciou ano passado e várias etapas foram vencidas. Só falta agora concluir este curso para começar, de fato, esta nova história", afirmou. Também aprovada para atuar como investigadora, Elaine Barbosa está ansiosa para o início do curso. "Esta preparação forma profissionais realmente capacitados e concretiza o ingresso nessa função que é tão desejada por muitas pessoas", comentou.

As aulas iniciadas esta semana incluem palestras do delegado-geral da PC-BA e do coordenador da Coordenação de Operações Especiais (COE), Hélio Jorge Oliveira Paixão. Toda a preparação reúne a parte teórica e, também, visitas técnicas e estágio supervisionado, para que os aprovados obtenham a experiência prática antes de estarem aptos para a nomeação.

Fonte: Secom

Notícias Relacionadas