Articulação entre a Educação Básica e a Educação Superior marca debate de aniversário da UFSB

A Secretaria da Educação do Estado promoveu, nesta quarta-feira (1º), uma live para celebrar os sete anos de criação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e dialogar com professores, estudantes, diretores escolares e gestores dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) sobre o fortalecimento da articulação entre a Educação Básica e a Educação Superior. Participaram do encontro virtual o secretário Jerônimo Rodrigues, coordenador de Programas e projetos Estratégicos da Educação, Marcius Gomes, e a reitora da UFSB, Joana Guimarães. A live foi transmitida no Canal da Educação no Youtube, pelo endereço www.youtube,com/EducaçãoBahia1.
 
O secretário Jerônimo  destacou o papel da universidade para  Educação Básica. “A relação entre a Educação Básica e a Educação Superior tem uma grande importância na formação inicial dos professores, na formação continuada, no acesso de nossos estudantes à uma universidade de peso, como a UFSB. Queremos consolidar um arranjo de parceria com a universidade a partir de uma agenda positiva, a exemplo dos Complexos Universitários, fortalecendo o acesso à universidade, esta instituição que gera a pesquisa, a extensão e a formação”. 
 
A reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia, Joana Guimarães, falou sobre a trajetória da instituição. “Iniciamos as nossas atividades acadêmicas em 2014. A nossa instituição nasceu a partir de reuniões e audiências públicas no território onde íamos nos instalar e este projeto tem uma forte articulação com a escola pública de Educação Básica e com esta proposta, criamos desde o primeiro momento os Colégios Universitários, que são os nossos polos universitários. Apesar de sua pouca idade, a UFSB tem feito uma série de ações para que possamos avançar no Sul e Extremo Sul do Estado, sempre em parceria com a Secretaria da Educação do Estado”.  
 
A concepção e os princípios que envolvem a UFSB foram comentados pelo coordenador de Programas e projetos estratégicos da SEC, Marcius Gomes. “A Universidade Federal do Sul da Bahia tem uma marca muito forte que é o compromisso com o território e também com a formação inicial e continuada de professores. Neste período de pandemia, a Secretaria da Educação está em um momento muito rico de formação de professores, através do nosso Instituto Anísio Teixeira, e as universidades têm estado próximas da SEC, pensando nessas estratégias sobre esta questão que para nós também é cara e desafiadora, neste momento de isolamento social”. 
 
Sobre a UFSB – A Universidade Federal do Sul da Bahia, autarquia criada pela Lei n° 12.818 de 5 de junho de 2013, é um órgão vinculado ao Ministério da Educação, com sede e foro no município de Itabuna, onde funcionam a reitoria e o Campus Jorge Amado. A UFSB tem campi também em Porto Seguro e Teixeira de Freitas, com oferta de cursos de graduação e pós-graduação.
 

Notícias Relacionadas