Atividade contribui para o fortalecimento do ensino de matemática e de língua portuguesa no ensino fundamental II da rede pública estadual

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia promoveu, nesta terça-feira (12/8), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), na Av. Paralela, videoconferência da Avaliação Complementar Bimestral do Projeto Gestão da Aprendizagem Escolar (Gestar). Com o objetivo de contribuir para o fortalecimento do ensino de matemática e de língua portuguesa no ensino fundamental II da rede pública estadual, o evento reuniu gestores, coordenadores, supervisores de curso, articuladores e formadores de 33 municípios.

No primeiro bimestre, 183 mil estudantes participaram da avaliação do Gestar, realizada sempre no final de cada unidade escolar. “Entendemos que legitimar a prática avaliativa institucionalizada não se resume na aplicação de uma prova. Significa, também, fazer uma reflexão dos seus resultados junto aos professores que estão protagonizando essa prática de avaliação e, sobretudo, discutir as necessidades e possibilidades de intervenção nos resultados”, afirmou a coordenadora do Gestar, Daday Sales. Além dos resultados do Gestar nesse primeiro bimestre, os participantes do encontro discutiram o plano para a intervenção pedagógica sobre a Avaliação Complementar e a logística para a aplicação da Avaliação Complementar na II unidade.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação

A supervisora de Língua Portuguesa das unidades de Salvador e Região Metropolitana, Lúcia Marsal Guimarães Silva, considera importante a realização da Avaliação Complementar porque garante aos estudantes uma avaliação com estrutura universalizada. “O interessante é que focamos o ensino e a aprendizagem a partir de suas percepções, já desenvolvidas ou não”, pontuou. A formadora de Matemática Dayane Pereira também considera essencial a ação do Gestar na captação dos resultados. “A vantagem é que, a partir dos resultados, os professores podem desenvolver, junto aos estudantes, um plano de intervenção nas unidades a cada bimestre”, opinou.

Gestar – A Secretaria da Educação desenvolve o projeto Gestão da Aprendizagem Escolar (Gestar) com o objetivo de melhorar o desempenho dos estudantes da rede estadual nas disciplinas de língua portuguesa e matemática, consideradas base para o sucesso dos alunos no percurso escolar. A iniciativa envolve 257 mil estudantes, em 276 municípios, da segunda fase do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano).

Todos os professores articuladores do Gestar passam por formação e recebem material didático para o apoio do trabalho docente. Os alunos também recebem cadernos específicos. O projeto conta com metodologia de acompanhamento, monitoramento e avaliação, tendo como foco a sala de aula.